Todos sabem o impacto que um incêndio pode causar a um imóvel e principalmente as vidas que passam por essa experiencia tão traumática, mas poucos se preocupam com a prevenção desse problema, é esse o papel da HS trazer a tona a preocupação com os princípios de incêndio e ajudar a manter vidas e imóveis mais seguros.
Ao longo de aproximadamente 5 décadas, tivemos grandes catástrofes provenientes de incêndios que trouxeram a tona grandes mudanças comportamentais e principalmente nas normas e regulamentos do Corpo de Bombeiros no Brasil, quero apresentar a você leitor os 10 incêndios que influenciaram essas mudanças.
Segurança a vida em primeiro lugar e depois ao patrimônio.
1 – Edifício Andraus
Ocorrido em São Paulo – 24 de fevereiro de 1972 em edifício com 31 pavimentos de escritórios e lojas. O incêndio atingiu todos os andares. Houve 6 vítimas fatais e 329 feridas. O ponto de origem foi no 4º pavimento, em virtude da grande quantidade de material depositado.
2 – Edifício Joelma
Ocorrido em São Paulo – 1º de fevereiro de 1974 em edifício com 25 pavimentos de escritórios e garagens. O incêndio atingiu todos os pavimentos. Houve 189 vítimas fatais e 320 feridas. A causa possível foi um curto-circuito.
3 – Edifício Grande Avenida
Ocorrido em São Paulo – 14 de fevereiro de 1981. Pela segunda vez. O incêndio atingiu 19 pavimentos. Houve 17 vítimas fatais e 53 feridas. A origem foi no subsolo.
4 – Edifício CESP
Ocorrido em São Paulo – 21 de maio de 1987 em conjunto com 2 blocos, um com 21 pavimentos e outro com 27 pavimentos. Houve propagação de incêndio entre blocos e, em decorrência, colapso da estrutura com desabamento parcial.
5 – Incêndio na boate Kiss em Santa Maria/RS
Ocorrido em Santa Maria no Rio Grande do Sul – 27de janeiro de 2013 – O incêndio na boate Kiss deixou 242 mortos e 680 feridos. O fogo começou com a utilização indevida de fogos de artifício durante a apresentação de uma banda, porém, uma série de fatores adversos contribuiu para a dimensão da tragédia.
6 – Incêndio no Parque de Tanques em Santos – SP
Ocorrido em Santos – SP, no bairro Alemoa, o fogo começou pela manhã do dia 02 de abril de 2015 e foi extinto na tarde de 10 de abril de 2015, totalizando 192 horas de intenso combate às chamas. O incêndio de grandes proporções atingiu seis tanques de combustíveis verticais, sendo estimado a utilização de 8 bilhões de litros de água para combate às chamas e resfriamento dos tanques. O incêndio causou graves danos ambientais e econômicos.
7 – Incêndio no Memorial da América Latina
Ocorrido em 29 de novembro de 2013 em São Paulo – SP, no bairro Barra Funda, não houve vítima fatal.
8 – Incêndio no Museu da Língua Portuguesa
Ocorrido em 21 de dezembro de 2015 em São Paulo – SP, no bairro Luz e resultou na morte de um bombeiro civil.
9 – Incêndio na Local Frio
Ocorrido em 14 de janeiro de 2016, no Porto de Santos na cidade do Guarujá. Após vazamento de gás tóxico, houve o início do incêndio que atingiu cerca de 80 Contêineres.
10 – Edifício Wilton Paes de Almeida
Ocorrido em 01 de maio de 2018, atingiu o edifício Wilton Paes de Almeida, de 24 andares no Largo do Paissandu em São Paulo. O prédio que teve colapso das estruturas era habitado de forma irregular por cerca de 150 famílias.