A iluminação de emergência contra incêndio é um dos sistemas mais básicos e importantes. Através dela, as pessoas irão se orientar para encontrar uma rota segura de saída, além de permitir a entrada da equipe de resgate. Por isso, apesar de parecer um sistema simples e mais barato se comparado a outros, não pode ser esquecido e merece uma atenção especial.
Leia também: AVCB – QUAL A SUA IMPORTÂNCIA PARA AS EDIFICAÇÕES, ÁREAS DE RISCO E ESTRUTURAS?
O Projeto de Proteção e Combate a Incêndio define as orientações para a instalação do sistema de iluminação. É extremamente importante que o projeto esteja aprovado pelo Corpo de Bombeiros e que seja seguido corretamente durante a instalação. Dessa forma, não ocorrerá nenhum problema durante a vistoria para aquisição ou renovação do Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiro (AVCB).
Para imóveis menores, em que é exigido o Certificado de Licença do Corpo de Bombeiros (CLCB), ao invés do AVCB, não há a necessidade de um projeto de proteção. Nesse caso, um arquiteto ou engenheiro qualificado, pode através de uma avaliação apontar a necessidade ou não de instalação da iluminação de emergência.
Tipos de iluminação de emergência
Basicamente existem dois tipos de iluminação de emergência:
Iluminação de Emergência de Aclaramento
Como o próprio nome já diz, é uma luminária que tem como objetivo clarear o ambiente e, especialmente, o piso. Em casos de lugares sem iluminação natural externa, com excesso de fumaça proveniente de incêndio ou ainda com muitos desníveis e obstáculos, a iluminação de emergência de aclaramento é ainda mais necessária.
De acordo com a NBR 10898, o nível mínimo de iluminação no piso é de 5 lux em lugares com obstáculos ou desníveis e 3 lux em lugares planos como halls e corredores.
Iluminação de Emergência tipo Balizamento e Sinalização
Esse tipo de iluminação de emergência possui letras ou símbolos que orientam as pessoas para a rota de saída mais segura. Através dessa sinalização iluminada, é possível se orientar melhor através da fumaça, identificando mudanças de direção, saídas ou direção de escadas.
Em hipótese alguma esse tipo de iluminação pode estar bloqueada por anteparos ou materiais decorativos.
Leia também: 10 INCÊNDIOS QUE INFLUENCIARAM AS INSTRUÇÕES TÉCNICAS DO CBSP
HS SERVIÇOS E REGULARIZAÇÕES
Através da experiência e conhecimento técnico, a HS Serviços e Regularizações estuda de forma eficaz e econômica as diretrizes de regularização a Prevenção e Combate a Incêndios, indo de uma simples regularização (CLCB) de comércios a elaborados projetos industriais, contando com uma equipe de especialistas teóricos e práticos – gerenciados pelo Engenheiro Civil Allyson Ramagnoli – e com 15 anos de experiência prática na aprovação de AVCBs.