A Planta de Emergência é um documento esquemático do edifício que serve para informar, orientar e instruir os frequentadores sobre os procedimentos que precisam ser adotados durante uma situação de emergência. Além disso, possui instruções gerais de segurança e a explicação da simbologia utilizada.
Leia também: O QUE É MEMORIAL SIMPLIFICADO DE PREVENÇÃO A INCÊNDIO E A DESASTRE?
Ele precisa ser colocado junto das principais entradas e acessos, zonas de passagem, áreas de permanência, dentro das caixas de escadas, nos locais de risco D e C e nas zonas de refúgio.
A Planta de Emergência também precisa fazer parte dos treinamentos periódicos, treinamentos de formação e reuniões ordinárias dos integrantes da brigada de incêndio, do grupo de apoio, dos brigadistas profissionais etc. O incêndio é o desastre mais comum para aplicação da Planta de Emergência, mas esse plano deve cobrir todas as ocorrências possíveis de evacuação, incluindo derramamentos de produtos químicos, ameaças de bombas, inundações ou mesmo terremotos.
O que deve ter na Planta de Emergência?
A Planta de Emergência tem como objetivo facilitar o reconhecimento do local por parte dos ocupantes da edificação e da equipe de emergência. Ela precisa fornecer as seguintes informações:
- Localização de todas as saídas de emergência, assim como entradas que possam ser utilizadas pelo Corpo de Bombeiros;
- Local de manuseio e/ou armazenamento de produtos perigosos;
- Espaços onde possa haver confinamento de pessoas;
- Vias de acesso às viaturas do Corpo de Bombeiros;
- Principais riscos (incêndio, explosão e outros);
- Reserva de incêndio e a quantidade de água;
- Hidrantes urbanos próximos da edificação;
- Data de sua confecção ou atualização;
- Paredes e portas corta-fogo;
- Hidrantes prediais externos;
- Número de pavimentos.
Leia também: SAIBA MAIS SOBRE A NR 23
HS SERVIÇOS E REGULARIZAÇÕES
Através da experiência e conhecimento técnico, a HS Serviços e Regularizações estuda de forma eficaz e econômica as diretrizes de regularização a Prevenção e Combate a Incêndios, indo de uma simples regularização (CLCB) de comércios a elaborados projetos industriais, contando com uma equipe de especialistas teóricos e práticos – gerenciados pelo Engenheiro Civil Allyson Ramagnoli – e com 15 anos de experiência prática na aprovação de AVCBs.
Para conhecer mais sobre os nossos serviços, visite nosso Facebook, Instagram e Linkedin.