O planejamento de um empreendimento, seja ele residencial ou comercial, requer atenção a todos os detalhes. Entre os fatores que devem ser analisados está o projeto elétrico, um quesito que comporta todas as cargas elétricas da instalação.
Esse tipo de planejamento faz parte do projeto de infraestrutura, que por sua vez também conta com os planejamentos hidrosanitário, de climatização, de estrutura e de lógica e dados. No caso da área elétrica, é necessário considerar fatores de acordo com os itens instalados no ambiente, como é o caso de ar-condicionado, chuveiros, eletrodomésticos e iluminação. Além disso, o dimensionamento também deve ser considerado, o que significa avaliar número de fases, condutores e disjuntores.
Projeto elétrico evita diversos problemas
Ao ser aplicado do modo correto, o projeto elétrico proporciona o funcionamento adequado de diferentes itens, principalmente os eletrodomésticos e a iluminação. No entanto, além disso, o planejamento também é eficiente em evitar problemas como sobrecargas, aquecimento, curto-circuitos, queima de equipamentos e incêndios.
Para garantir esses itens, o planejamento deve ser elaborado por profissionais capacitados, como é o caso de engenheiros eletricistas, arquitetos e engenheiros civis. Para se certificar de que a pessoa contratada está qualificada para o serviço, é importante verificar se a mesma está devidamente registrada no conselho de sua classe.
HS SERVIÇOS E REGULARIZAÇÕES
Através da experiência e conhecimento técnico, a HS Serviços e Regularizações estuda de forma eficaz e econômica as diretrizes de regularização a Prevenção e Combate a Incêndios, indo de uma simples regularização (CLCB) de comércios a elaborados projetos industriais, contando com uma equipe de especialistas teóricos e práticos – gerenciados pelo Engenheiro Civil Allyson Ramagnoli – e com 15 anos de experiência prática na aprovação de AVCBs.
Para conhecer mais sobre os nossos serviços, visite nosso Facebook, Instagram e Linkedin.