Para evitar que as chances de incêndio aumentem em um estabelecimento, é necessário adotar algumas medidas fundamentais. Entre elas está a de tomar certos cuidados com o ar-condicionado, um equipamento muito comum nesses locais.
Leia também: SISTEMA SPRINKLER: SAIBA COMO O EQUIPAMENTO PODE EVITAR INCÊNDIOS DE GRANDES PROPORÇÕES
Um dos principais cuidados é a manutenção frequente do gás refrigerante. Essa substância passa entre as unidades evaporadora e condensadora, fazendo com que o calor da primeira seja levado até a segunda. Desse modo, o calor interno é retirado e levado para o externo. Por conta disso, é preciso verificar se está ocorrendo a circulação do volume de gás adequada. Caso isso não esteja acontecendo, há risco de superaquecimento no aparelho, o que aumenta as chances de incêndio.
Quais são os outros cuidados com o ar-condicionado?
Além da manutenção do gás refrigerante, o ar-condicionado requer outros cuidados. Entre eles, é possível destacar:
Verificar se a rede elétrica é adequada: a rede elétrica é um dos fatores mais propícios a causar incêndios, sendo que esse problema pode ser causado por diferentes quesitos. Um deles é a implementação de um equipamento não adequado para a rede em questão. Para evitar que isso ocorra, é necessário verificar se o ar-condicionado e sua tensão são compatíveis com o local de instalação. Desse modo, é possível evitar sobrecargas e curto-circuito.
Instalar corretamente o disjuntor: para garantir que o ar-condicionado estará protegido contra intercorrências na rede elétrica, é extremamente importante que o equipamento conte com um disjuntor próprio. O instrumento é capaz de agir imediatamente caso a intensidade da corrente seja maior do que a suportada, evitando que haja curto-circuito, queima do equipamento e início de um incêndio.
Leia também: ALARME DE INCÊNDIO: ENTENDA AS OBRIGAÇÕES DO FORNECEDOR E DO PROJETISTA DO SISTEMA
HS SERVIÇOS E REGULARIZAÇÕES
Através da experiência e conhecimento técnico, a HS Serviços e Regularizações estuda de forma eficaz e econômica as diretrizes de regularização a Prevenção e Combate a Incêndios, indo de uma simples regularização (CLCB) de comércios a elaborados projetos industriais, contando com uma equipe de especialistas teóricos e práticos – gerenciados pelo Engenheiro Civil Allyson Ramagnoli – e com 15 anos de experiência prática na aprovação de AVCBs.
Para conhecer mais sobre os nossos serviços, visite nosso Facebook, Instagram e Linkedin.