O sistema de hidrantes, assim como as demais soluções de combate à incêndio, é pautado por diretrizes estabelecidas pelo Corpo de Bombeiros e normas técnicas da ABNT. Desse modo, é possível garantir o funcionamento adequado do equipamento, o que significa assegurar o fornecimento de água em pressão e vazão suficientes para combater eventuais focos de chamas.
Leia também: Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB): documento é exigido em quais estruturas?
Entre as principais orientações previstas pelos Bombeiros e ABNT, é possível destacar os componentes que devem formar o sistema de hidrante:
- Reserva de incêndio (água);
- Bomba de incêndio;
- Tubulação;
- Caixa de hidrantes (com mangueira, chave de mangueira e esguicho);
- Hidrante (registro);
- Dispositivo ou registro de recalque.
Instalação de sistema de hidrante deve considerar diferentes fatores
Além dos componentes que formam todo o sistema de hidrante, a instalação deve contemplar outros fatores. Isso significa estar atento às características da edificação, o caminhamento das tubulações, os diâmetros dos acessórios e dos suportes que irão auxiliar no funcionamento do equipamento.
Compreender todos esses quesitos é fundamental, uma vez que erros podem ocasionar em problemas no desempenho de todo o sistema. O que compromete o combate ao fogo.
HS SERVIÇOS E REGULARIZAÇÕES
Através da experiência e conhecimento técnico, a HS Serviços e Regularizações estuda de forma eficaz e econômica as diretrizes de regularização a Prevenção e Combate a Incêndios, indo de uma simples regularização (CLCB) de comércios a elaborados projetos industriais, contando com uma equipe de especialistas teóricos e práticos – gerenciados pelo Engenheiro Civil Allyson Ramagnoli – e com 15 anos de experiência prática na aprovação de AVCBs.
Para conhecer mais sobre os nossos serviços, visite nosso Facebook, Instagram e Linkedin.