Instalar alarmes de incêndio, assim como demais tens de segurança, requer certos cuidados para garantir a eficiência. Sabendo disso, nós da HS Serviços separamos algumas dicas para empresas que buscam implementar esse serviço em seus ambientes de trabalho.
Leia também: Quantas classes de incêndio existem? Conheça cada uma delas
A primeira recomendação é a mais básica, uma vez que é preciso saber escolher o equipamento adequado para o local. Basicamente existem dois modelos, sendo eles:
Sistema convencional: indicado para projetos mais simples, onde as áreas são menores e exigem menos dispositivos no espaço.
Sistema endereçável: permite identificar cada elemento individualmente e, por isso, é capaz de indicar a localização exata de um eventual alarme. Além de ser mais preciso, esse tipo de central pode verificar demais ocorrências, como detectores sujos.
Após a escolha do equipamento, saiba o que deve ser feito para instalar os alarmes de incêndio
Além da análise sobre qual alarme melhor se enquadra ao seu local de trabalho, é preciso estar atento aos seguintes procedimentos:
Apresente o projeto aos bombeiros: os bombeiros precisam permitir a instalação dos alarmes, por isso, o projeto deve ser apresentado aos profissionais. Entre as informações que devem ser descritas estão os elementos necessários para que a detecção ocorra de maneira eficiente.
Fonte de alimentação: obrigatórias para todos os sistemas de alarme, as fontes de alimentação são divididas em duas, a principal e a auxiliar. A primeira é a rede de energia do imóvel, enquanto a segunda é composta por baterias, nobreak e gerador.
Escolha do local correto para a central de detecção e alarme: nesse caso, o ideal é que o ambiente conte com uma constante vigilância humana.
Instale avisadores visuais: em caso de local com alta atividade sonora, é recomendado que haja também algum tipo de sinalização visual. Desse modo, é possível avisar as pessoas que se encontram no ambiente.
Leia também: Saiba o que observar ao adquirir um detector de fumaça
HS SERVIÇOS E REGULARIZAÇÕES
Através da experiência e conhecimento técnico, a HS Serviços e Regularizações estuda de forma eficaz e econômica as diretrizes de regularização a Prevenção e Combate a Incêndios, indo de uma simples regularização (CLCB) de comércios a elaborados projetos industriais, contando com uma equipe de especialistas teóricos e práticos – gerenciados pelo Engenheiro Civil Allyson Ramagnoli – e com 15 anos de experiência prática na aprovação de AVCBs.
Para conhecer mais sobre os nossos serviços, visite nosso Facebook, Instagram e LinkedIn.