Para garantir a segurança dentro do ambiente de trabalho, é necessário contar com uma série de certificados e adotar diferentes medidas. Tratando-se da parte relacionada à documentação, é possível destacar a função do PPCI (Plano de Prevenção e Proteção contra Incêndios).
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Esse tipo de planejamento tem como intuito proteger principalmente a integridade física dos trabalhadores em caso de problemas envolvendo fogo. De acordo com as normas, o PPCI é um processo que todo proprietário ou responsável pelas áreas de risco de incêndio e edificações deve encaminhar ao Corpo de Bombeiros. Esse procedimento deve ocorrer de acordo com as orientações do referido órgão. Além disso, o PPCI será exigido na sua forma completa ou simplificada de acordo com o uso, a classificação e a atividade desenvolvida na edificação.
PPCI: saiba como o documento deve ser elaborado?
O primeiro passo é elaborar a documentação por escrito, sendo esse um dos requisitos mínimos definidos pela norma ABNT 15219. Em seguida, é preciso que seja assinado pelo profissional elaborador e pelo responsável da edificação ou área de risco.
Após esse procedimento, é necessário que o Corpo de Bombeiros do estado em que o edifício se encontra realize a averiguação do PPCI. Desse modo, é possível garantir que as medidas adequadas foram adotadas, se é indicado realizar mudanças e estipular um prazo para efetuação desse processo. Por fim, cabe aos bombeiros emitir o alvará que certificará que o PPCI está devidamente regulamentado e atualizado.
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