Incêndios aumentam 85% no brasil, entenda os motivos
As notícias de incêndios estruturais estiveram em elevação em 2021. É o que revela levantamento do Instituto Sprinkler Brasil – (ISB), organização sem fins lucrativos que tem como missão difundir o uso de sprinklers nos sistemas de prevenção e combate a incêndios em instalações industriais e comerciais no País.
Feito monitoramento diário das notícias de incêndios no Brasil, o (ISB) capturou 2.301 ocorrências de incêndios estruturais de janeiro a dezembro no ano passado (2021), que representou uma alta de 85,2% ante 2020, quando foram registradas 1.244 notícias relatadas.
Os números que temos já apontam que muita coisa precisa ser feita para que tragédias sejam evitadas… Sabemos que esses incêndios tradicionalmente acontecem por problemas de qualidade de equipamento, ou seja, falta de manutenção, erros de projetos e de instalação, problemas de treinamento da mão de obra e falta de interesse, de modo geral, dos proprietários na proteção contra incêndio, que infelizmente fazem somente o mínimo necessário para ser aprovado pelos bombeiros. Uma das grandes tragédias dos últimos tempos que ficou bastante conhecida em nosso país, foi a Boate Kiss.
Como evitar esse tipo de SINISTRO?
Os incêndios estruturais são bem dinâmicos e perigosos, mas quando o sistema de detecção e alarme de incêndio é completo e atuante, os focos iniciais podem ser detectados a tempo de tomarem proporções maiores, causando danos a vidas e patrimônios.
Além de um sistema adequado, alguns pontos são bem importantes e devem ser levantados:
- Estar em dia com a manutenção dos equipamentos.
- Adquirir produtos de alta qualidade e de empresas confiáveis.
- Ter um Plano de Prevenção e Combate a Incêndios elaborado por um profissional.
E antes de finalizar, gostaria primeiramente agradecer VOCÊ, que leu até aqui, só mostra o quanto você tem interesse nessa área, e por isso quero te dizer algo muito IMPORNTANTE abaixo…
Nós da HS, além de trabalharmos na área de Prevenção e Combate a Incêndio, temos cursos profissionalizantes de Prevenção e Combate a Incêndios, com + 869 alunos certificados.
Você não precisa ser engenheiro ou ter algum conhecimento prévio, alguns de nossos cursos, foi pensado e desenvolvido com o objetivo de não só ajudar a aprimorar o desenvolvimento do profissional que já atua na área, mais também para orientar, direcionar de forma clara e correta todos os seus iniciantes.
A nossa missão é cada dia formar profissionais em nossa área, que carece em nosso país, formar ótimos profissionais qualificados, que assim venha não só, trabalhar, mais sim, salvar vidas.