Quem é o responsável pelo AVCB? Quem pode solicitar a vistoria no Corpo de Bombeiros?
O que esse profissional vai atestar? Geralmente essa é a grande dúvida que surge quando você está sondando o mercado para entender o que estão te cobrando…
Como citei no vídeo sobre AVCB, você precisa de um responsável técnico para assinar tecnicamente e aprovar o que você está fazendo dentro do seu imóvel: um engenheiro civil, um arquiteto, um engenheiro pós-graduado em segurança do trabalho, por exemplo, são profissionais habilitados a estarem assinando tecnicamente os seus laudos necessários para o Corpo de Bombeiros.
O que esse profissional vai atestar?
Geralmente essa é a grande dúvida que surge quando você está sondando o mercado para entender o que estão te cobrando, ou o que o contador está te pedindo – às vezes você tem um comércio simples em um bairro e tem a necessidade desse documento o que esse profissional vai assinar, afinal de contas? O engenheiro (ou o arquiteto), vai estar atestando os equipamentos que você tem e algumas infraestruturas que você possui dentro do imóvel. Uma delas – a primordial, que é a que se geralmente não está bem feito, ocasiona problemas de incêndio, é a parte elétrica. Então, para o Corpo de Bombeiros, indiferentemente se o seu comércio tem 100 metros quadrados ou 10 mil, o engenheiro vai ter que analisar seu sistema de elétrica, o quadro elétrico, a entrada de energia, verificar como está essa instalação (se está dimensionada adequadamente e se está dentro de um padrão para que não ocorra um acidente de curto, e isso venha a pegar fogo), então além dos equipamentos que são atestados e assinados, há de se avaliar outros riscos também.
Quais são os exemplos que temos
Outro risco que geralmente acontece é o que materiais de combustão. Se você tem um depósito, e dentro dele você só tem tecido; o tecido é altamente inflamável, o profissional tem que atestar e entender o quanto de tecido há no espaço para saber o quanto isso é inflamável para que seja atestado ao Corpo de Bombeiros. Para imóveis que possuem hidrante, o engenheiro responsável tem que atestar também sobre o hidrante, a reserva, a bomba que está instalada lá dentro. É necessário dimensionar isso de forma que seja efetivo para que, num momento de emergência, você possa usar. Então, será assinado tecnicamente por esses equipamentos e atestando para o Corpo de Bombeiros que eles estão eficientes no ato da vistoria, e que eles funcionam, que estão dimensionados adequadamente; que a bomba que está instalada vai dar pressão suficiente no hidrante, que a mangueira que está instalada é para a ocupação (seja ela residencial, industrial).
…existem muitos outros, dependendo a ocupação: sistemas de sprinklers, detectores de fumaça, alarmes sonoros e visuais.
Os três itens que citei (instalação elétrica, materiais de acabamento ou materiais estocados e hidrantes), são só exemplos do que esse profissional que você está contratando vai ter que atestar como responsável técnico; existem muitos outros, dependendo a ocupação: sistemas de sprinklers, detectores de fumaça, alarmes sonoros e visuais. Fique tranquilo: o profissional que você está contratando tem uma grande responsabilidade no serviço que ele está prestando pra você; não é simplesmente um documento que ele está tentando emitir.
Uma pergunta que geralmente os clientes nos fazem é:
Eu preciso de um profissional técnico tanto pro CLCB (que é o processo simplificado), quanto para o AVCB? Sim, você precisa do profissional técnico, tanto para o CLCB quanto para o AVCB, desde processos bem complexos até processos mais simples, o profissional técnico vai ter a mesma responsabilidade sobre os equipamentos e sobre o que ele estiver atestando para a sua ocupação. Então é necessário sim o engenheiro ou o arquiteto para te acompanhar e te instruir sobre a melhor forma para você instalar esses equipamentos ou prevenir um princípio de incêndio dentro do seu imóvel.
QUER APRENDER A APROVAR CLCBS?
Conheça o curso da HS Passa a Passo para Aprovar CLCB, curso totalmente online e super prático, onde você vai desenvolver as habilidades técnicas necessárias para deixar os imoveis seguros e regularizados junto ao Corpo de Bombeiros de São Paulo.