Por Allyson Ramagnoli
O PPCI que o profissional que está fazendo, nada mais é do que um projeto do seu imóvel ou da sua construção
O que é PPCI?
Você já ouviu falar em PPCI (Projeto de Prevenção de Combate a Incêndio)? Eu imagino que sim. Se você está fazendo seu AVCB pela primeira vez é bem provável que o profissional que está fazendo pediu pra você fazer, e você precisa de um projeto.
O PPCI que o profissional que está fazendo, nada mais é do que um projeto do seu imóvel ou da sua construção onde ele estará dimensionando as necessidades dos equipamentos de combate a incêndio necessários para a ocupação.
Então para esclarecermos as dúvidas: quem precisa do projeto? Todos os imóveis que forem ter mais que 750 metros quadrados e precisarem do AVCB, vão precisar ter projeto. O projeto vai entrar também em algumas ocupações em específico quando for menor que 750 metros, por exemplo: ocupações de reuniões de público; ele será essencial pois você precisará mostrar que vai ter uma população muito grande dentro desse local (acima de 250 pessoas), e você vai precisar fazer as referências técnicas necessárias dentro dessa ocupação. Para a necessidade do AVCB acima de 750 metros, todos os AVCB’s que forem feitos vão precisar de projeto. Portanto, se você tem o seu imóvel ou seu comércio, alugou ou construiu agora, antes de fazer o pedido do AVCB você tem que fazer o projeto e protocolar no corpo de bombeiros.
Qual é a necessidade desse projeto?
Precisaremos ter dentro desse galpão iluminações de emergência (e não é em qualquer local que você pode instalar essas iluminações…
O projeto vai mostrar a necessidade dos equipamentos que você vai precisar ter dentro do imóvel. Um exemplo: o imóvel vai ter mais de 750 metros, como um galpão de 1000 metros quadrados. Precisaremos ter dentro desse galpão iluminações de emergência (e não é em qualquer local que você pode instalar essas iluminações, existem pontos específicos para isso), precisaremos ter sinalizações que vão indicar rota de fuga para as pessoas, indicar os equipamentos de combate a incêndio, os posicionamentos dos extintores, locais ideais para cada extintor e qual o tipo de extintor que vai estar naquele local, reservatório de incêndio onde vai ficar o reservatório de agua, que vai abastecer os hidrantes; então o projeto possui um caráter técnico que vai nos mostrar onde teremos cada equipamento dentro do nosso imóvel, para dessa maneira conseguirmos dimensionar e deixar o imóvel seguro para você, seus funcionários e seus moradores.
Grande Dica
Uma dica que eu dou pra você que está fazendo seu projeto ou está pensando em contratar um responsável técnico para desenvolver isso é: você vai fazer um projeto, então peça para a empresa que vai fazer isso criar um padrão depois que ela protocolar o projeto no corpo de bombeiros. O que seria esse padrão? Você vai precisar fazer uma obra, uma adequação nesse imóvel, instalar extintores, hidrantes, reservatório, bomba, corrimão, etc; peça para essa empresa fazer uma lista do que precisa e com as respectivas quantidades, pois este será seu parâmetro para você conseguir orçar no mercado com algumas empresas e ter o mesmo parâmetro. Uma dificuldade que nós vemos no mercado é que as pessoas, geralmente, estão um pouco perdidas com isso, então acaba-se orçando com a empresa X algo, e orça com a empresa Y outro escopo, e assim cada um acaba falando uma língua diferente.
Então cobre da empresa que estiver fazendo o seu projeto para criar esse padrão para você conseguir fazer uma obra mais tranquila e com mais efetividade.
Essas foram as referências que eu deixo para vocês sobre combate a incêndio, se você tem alguma dúvida ou curiosidade, mande-nos por e-mail: contato@hsserv.com.br que respondo pra você.
QUER APRENDER A APROVAR CLCBS?
Conheça o curso da HS Passa a Passo para Aprovar CLCB, curso totalmente online e super prático, onde você vai desenvolver as habilidades técnicas necessárias para deixar os imoveis seguros e regularizados junto ao Corpo de Bombeiros de São Paulo.