Por Allyson Ramagnoli
Um fator para identificar se você precisa de um AVCB ou CLCB é pela metragem da área construída do seu imóvel.
CLCB é o Certificado de Licença do Corpo de Bombeiros
Em relação ao processo de AVCB (que expliquei anteriormente nesse artigo), o CLCB é um processo mais simplificado, isso é, voltado para imóveis mais simples, que não demandam ter hidrantes, por exemplo, ou que não possuem uma grande população dentro do imóvel.
Um fator para identificar se você precisa de um AVCB ou CLCB é pela metragem da área construída do seu imóvel. Então, se o seu imóvel tem mais do que 750m² ele vai precisar de um AVCB. Caso ele tenha menos que 750m² ele vai se enquadrar dentro de um processo de CLCB. O CLCB funciona como o AVCB, mas exige um pouco menos de documentais e de equipamentos de combate à incêndio. Em geral, a maior parte das ocupações que vão se enquadrar em CLCBs são, por exemplo: lanchonetes pequenas, lojas de roupas, etc.
Exceto se o imóvel que tiver até 750m² e não for uma danceteria, um local de reunião de um público em que você ultrapasse uma população de 250 pessoas, ou casos específicos como depósitos de gás, ocupações que tragam risco ao ambiente, se o seu imóvel até 750m² você provavelmente vai se enquadrar dentro do CLCB. O conselho que eu passo pra você é: procure um profissional para entender a sua ocupação, sua metragem quadrada construída, para ter a certeza de que você vai se enquadrar dentro de um CLCB.
O processo de obtenção do CLCB vai garantir que você tenha os equipamentos (extintores, iluminação, sinalização) adequados para a sua ocupação
Como eu mencionei no artigo sobre AVCB, qual é a necessidade de você ter o CLCB? A mesma do AVCB: segurança. A sua segurança e a segurança das pessoas que trabalham com você. O processo de obtenção do CLCB vai garantir que você tenha os equipamentos (extintores, iluminação, sinalização) adequados para a sua ocupação, para que você possa garantir que, em um princípio de incêndio, você consiga de uma maneira prática e eficiente prevenir e evitar que aconteça algum desastre nesse imóvel.
Assim como o AVCB, para o CLCB eu sempre recomendo que você procure um profissional habilitado para instruir você (um engenheiro ou arquiteto) que tenham conhecimento dentro desse campo e das normas, para te orientar sobre quais instrumentos você precisa ter e o dimensionamento deles dentro do espaço.
Uma curiosidade que eu deixo aqui sobre o CLCB e que nós instruímos os nossos clientes aqui na HS, é: é um processo que você mesmo como empresário, ou síndico, pode tramitar dentro do Corpo de Bombeiros. Porém, você vai precisar de um profissional técnico para te respaldar tecnicamente.
Espero que tenha ficado claro o que é o CLCB e a diferença entre ele e o AVCB. Se você ficou com qualquer dúvida, envie-me um e-mail para contato@hsserv.com.br que eu te responderei o quanto antes!
Quer aprender a aprovar CLCBs?
Conheça o curso da HS Passa a Passo para Aprovar CLCB, curso totalmente online e super prático, onde você vai desenvolver as habilidades técnicas necessárias para deixar os imoveis seguros e regularizados junto ao Corpo de Bombeiros de São Paulo.