Os sprinklers são chuveiros automáticos utilizados no combate a incêndio, integrando os projetos de segurança. Para esse sistema, existem cinco aspectos normativos definidos pela NBR 10897:2014 e, entre elas, estão as que regulamentam as limitações da área de cobertura.
Leia também: PROJETO DE COMBATE A INCÊNDIO DIGITAL: ENTENDA A OBRIGATORIEDADE DO CORPO DE BOMBEIROS
Um sistema de chuveiros automáticos deve seguir às seguintes diretrizes:
- Distribuição ideal dos sprinklers por toda a área que deve ser protegida;
- Cálculo da área máxima e tipos de riscos;
- Avaliação da localização do sistema de sprinklers, com o objetivo de evitar que surjam interferências na liberação da água causada por obstruções;
- Dimensionamento do encanamento, de acordo com o nível de risco.
Os modelos de chuveiros automáticos considerados são: pendentes de cobertura padrão e spray em pé.
Como definir a quantidade de sprinklers por m²?
A quantidade de sprinklers por m² é definida de acordo com o risco de ocupação estabelecido para a construção, a distância entre os ramais e os chuveiros nos ramais e também a distância entre os sprinklers e os elementos estruturais do local.
No caso do modelo spray em pé e pendentes de cobertura estendida, a quantidade deve ser de 1 a cada 37,2 m². Já para os chuveiros automáticos, tipo spray laterais de cobertura padrão, a área máxima de cobertura é de 18,2 m².
Os Chuveiros Automáticos de Controle para Aplicações Específicas (CCAEs) possuem uma área máxima de 12,1 m² e uma área mínima de 7,4 m² por sprinklers. Um Chuveiro Automático de Resposta e Supressão Rápida (ESFR) só pode cobrir uma área máxima de 9,3 m² e, mínima, de 6 m².
Dessa forma, considerando cada modelo de sprinkler citado em uma construção de 150 m², será necessário uma quantidade de, aproximadamente:
- 4 sprinklers (primeiro caso);
- 8 sprinklers (segundo caso);
- 12 a 20 sprinklers (CCAE);
- 16 a 25 sprinklers (ESFR).
Leia também: ILUMINAÇÃO DE EMERGÊNCIA: CONHEÇA OS DIFERENTES TIPOS DE ILUMINAÇÃO
HS SERVIÇOS E REGULARIZAÇÕES
Através da experiência e conhecimento técnico, a HS Serviços e Regularizações estuda de forma eficaz e econômica as diretrizes de regularização a Prevenção e Combate a Incêndios, indo de uma simples regularização (CLCB) de comércios a elaborados projetos industriais, contando com uma equipe de especialistas teóricos e práticos – gerenciados pelo Engenheiro Civil Allyson Ramagnoli – e com 15 anos de experiência prática na aprovação de AVCBs.
Para conhecer mais sobre os nossos serviços, visite nosso Facebook, Instagram e Linkedin.