Os incêndios são comuns e podem ser ocasionados por pequenos descuidos, como curto-circuito na rede elétrica ou velas acesas. Locais que abrigam um grande volume de pessoas como edifícios residenciais, industriais e centros de convenções, por exemplo, precisam contar com um sistema de incêndio eficiente composto por muitos elementos, entre eles a mangueira de incêndio.
Leia também: O QUE É TESTE HIDROSTÁTICO EM MANGUEIRAS DE INCÊNDIO?
Possuindo o mesmo objetivo que as mangueiras convencionais, as mangueiras de incêndio se destacam por serem fabricadas de forma diferenciada com materiais que são mais resistentes à abrasão e capazes de suportar pressões bem maiores, tornando-se ideal para o combate às chamas.
Para escolher o tipo correto de mangueira de incêndio para cada estabelecimento, é necessário levar em consideração algumas características de aplicação: riscos envolvidos, locação de instalação, resistência à abrasão e desempenho esperado.
Tipos de mangueira de incêndio
No mercado é possível encontrar cinco tipos diferentes de mangueira de incêndio. São eles:
- Tipo 1: o tipo mais comum de mangueira de incêndio são recomendadas para edifícios residenciais, sendo excelente para apagar chamas em materiais sólidos, como papel, tecido e madeira.
- Tipo 2: utilizada em edificações comerciais, industriais e pelo corpo de bombeiros, as mangueiras tipo 2 são mais resistentes que as tipo 1.
- Tipo 3: também conhecida como dupla capa, é indicada para a área naval, sendo muito resistente à abrasão e capaz de atuar com pressão consideravelmente maior que a de tipo 1 e 2, fazendo com que ela seja ideal para situações mais críticas.
- Tipo 4 e 5: tanto a mangueira tipo 4 como a de tipo 5 atuam com alta pressão e possuem elevado nível de resistência à abrasão. Por isso, elas são usadas somente pelo corpo de bombeiros ou por indústrias pesadas.
Leia também: PORTA CORTA FOGO (PCF): CONHEÇA OS DIFERENTES TIPOS
HS SERVIÇOS E REGULARIZAÇÕES
Através da experiência e conhecimento técnico, a HS Serviços e Regularizações estuda de forma eficaz e econômica as diretrizes de regularização a Prevenção e Combate a Incêndios, indo de uma simples regularização (CLCB) de comércios a elaborados projetos industriais, contando com uma equipe de especialistas teóricos e práticos – gerenciados pelo Engenheiro Civil Allyson Ramagnoli – e com 15 anos de experiência prática na aprovação de AVCBs.
Para conhecer mais sobre os nossos serviços, visite nosso Facebook, Instagram e Linkedin.