Os extintores de incêndio são a forma mais eficiente e rápida de combater um princípio de incêndio. A rápida ação dos ocupantes do imóvel, junto com a utilização correta do equipamento, salva vidas e impede prejuízos financeiros.
Leia também: 10 INCÊNDIOS QUE INFLUENCIARAM AS INSTRUÇÕES TÉCNICAS DO CBSP
A maioria dos incêndios começa a partir de pequenos focos originados por curto-circuito. Se forem combatidos logo no início, sem proliferação das chamas, fica mais fácil controlar e extinguir. Por isso, manter a manutenção em dia, e de acordo com as normas do INMETRO, é umas das ações mais importantes feitas por donos de imóveis ou responsáveis legais.
Qual a diferença entre a manutenção de extintores de incêndio nível 1, 2 e 3?
É importante ficar atento às diferentes manutenções, para realizá-las dentro do prazo estabelecido em lei. Caso contrário, o imóvel pode sofrer punições do Corpo de Bombeiros.
Manutenção de Extintor Nível 1
Nesse caso, seria mais uma inspeção do que uma manutenção. Essa inspeção é feita no local onde o extintor está instalado e deve ser feita a cada 6 meses. É realizada a limpeza do equipamento e o reaperto ou substituição de peças, que não são submetidas à pressão. Caso seja identificado algum problema mais sério, o extintor deve ser enviado a uma empresa especializada que irá submetê-lo a manutenção de nível 2.
Manutenção de Extintor Nível 2
Essa manutenção, diferente da anterior, é obrigatória e deve ser feita a cada 12 meses, por uma empresa competente e registrada no INMETRO. Nesse caso, é realizada a desmontagem completa de todos os componentes do extintor para limpeza. Em seguida, é feita uma inspeção visual das peças e da parte interna do aparelho. Por último, o extintor é remontado e são colocados trave, anel, lacre, selo do INMETRO e termo de garantia.
Manutenção de Extintor Nível 3
A sequência de verificação é igual a manutenção de nível 2, porém possui duas etapas adicionais. A primeira é o teste hidrostático, que serve para verificar a resistência e integridade também do cilindro. A segunda é a pintura.
A manutenção do extintor nível 3 deve ser feita, obrigatoriamente, a cada cinco anos.
Leia também: ENTENDA O QUE É CARGA DE INCÊNDIO E COMO É CLASSIFICADA
HS SERVIÇOS E REGULARIZAÇÕES
Através da experiência e conhecimento técnico, a HS Serviços e Regularizações estuda de forma eficaz e econômica as diretrizes de regularização a Prevenção e Combate a Incêndios, indo de uma simples regularização (CLCB) de comércios a elaborados projetos industriais, contando com uma equipe de especialistas teóricos e práticos – gerenciados pelo Engenheiro Civil Allyson Ramagnoli – e com 15 anos de experiência prática na aprovação de AVCBs.
Para conhecer mais sobre os nossos serviços, visite nosso Facebook, Instagram e Linkedin.