O extintor de pó químico é o mais versátil entre os extintores, porque pode ser usado em diferentes classes de incêndio, sendo o mais indicado para incêndios de classe B. Ele é formado por partículas de um pó bem fino que recebe tratamento para resistir ao empedramento e à umidade, agindo por abafamento e causando a extinção do fogo.
Leia também: VEJA COMO É FEITA A MANUTENÇÃO DE EXTINTORES DE INCÊNDIO
O armazenamento do pó químico precisa seguir várias regras para manter suas características originais. O local precisa possuir revestimento com material que não acumule pó, como o azulejo. Além disso, deve ser equipado com termômetro e desumidificador para que seja mantida a umidade abaixo de 55% e temperatura entre 18 e 30 graus.
Dessa forma, precisa ser mantido em ambiente exclusivo para esse propósito, que seja seco, fresco e ventilado.
Tipos de extintor de pó químico
Existe dois tipos diferentes de pó químico usados em extintores. São eles:
- Pó Químico BC
O mais comum dos pós usados em extintores. O elemento químico presente na sua composição é o bicarbonato de sódio, que apresenta uma coloração branca. É indicado para as classes de incêndio B e C.
- Pó Químico ABC
O elemento químico usado nesse caso é o fosfato de monoamônico, com coloração amarela e pode ser usado nas classes de incêndio A, B e C. Muito encontrado em automóveis, é o pó mais versátil de todos os agentes extintores.
É importante lembrar que se uma empresa trabalha com os dois tipos de pó, tanto o BC como o ABC, deve ter uma cabine separada para cada um deles, pois não podem ser guardados juntos. Além disso, não podem compartilhar equipamentos e instrumentos, tendo que ter uso exclusivo.
Leia também: CONHEÇA A BOLA EXTINTORA ABC
HS SERVIÇOS E REGULARIZAÇÕES
Através da experiência e conhecimento técnico, a HS Serviços e Regularizações estuda de forma eficaz e econômica as diretrizes de regularização a Prevenção e Combate a Incêndios, indo de uma simples regularização (CLCB) de comércios a elaborados projetos industriais, contando com uma equipe de especialistas teóricos e práticos – gerenciados pelo Engenheiro Civil Allyson Ramagnoli – e com 15 anos de experiência prática na aprovação de AVCBs.
Para conhecer mais sobre os nossos serviços, visite nosso Facebook, Instagram e Linkedin.