HS Servicos

Saiba como manusear os extintores de incêndio em caso de sinistro

Os extintores de incêndio são equipamentos carregados de substâncias que ajudam a controlar o princípio de sinistro. Eles são fabricados para agir contra um dos três componentes do fogo: calor excessivo, material combustível e substância comburente. 

Leia também: COMO FUNCIONA O EXTINTOR DE ÁGUA PRESSURIZADA?

Hoje em dia, existe quatro tipos de extintores que se diferenciam pelo material que são abastecidos e pelo tipo de incêndio que combatem. Porém, de maneira geral, todos funcionam da mesma forma, com o gás pressurizado forçando a saída do agente extintor através da mangueira. Os extintores de espuma mecânica, pó químico e água pressurizada apresentam um manômetro que precisa estar verde para indicar que a pressão interna do gás está correta e pronta para uso.

Ainda que todos os tipos de extintores de incêndio possuam prazo de validade, é essencial que os responsáveis pelas empresas e edifícios fiquem atentos à inspeção que precisa ser feita a cada ano, com o objetivo de verificar se os acessórios estão em completo funcionamento. 

Passo a passo de como manusear os extintores de incêndio

  1. Os extintores de incêndio apresentam um lacre na alavanca que precisa ser puxado e retirado antes do uso. Depois, deve-se direcionar a mangueira para a base do fogo. Ao pressionar a alavanca, automaticamente a haste de ativação é movimentada para baixo;
  2. Essa haste apresenta uma extremidade pontiaguda direcionada para a parte interna dos extintores, onde desce e abre o tubo com o gás pressurizado. Quando a alavanca deixa de ser pressionada, essa abertura é fechada ao mesmo tempo;
  3. Com esse processo, o gás é liberado pela parte superior do tubo e se espalha rapidamente no interior do cilindro extintor. Dessa forma, o gás pressiona o agente extintor para baixo, contra a base do cilindro, forçando-o a sair pela mangueira;
  4. É indicado que o usuário que estiver manuseando os extintores de incêndio, agitem de um lado para outro para que o material expelido funcione de forma mais eficaz. O jato é liberado, em média, durante 60 segundos. 

Leia também: EXTINTOR DE PÓ QUÍMICO: ENTENDA A DIFERENÇA ENTRE PÓ QUÍMICO ABC E BC

HS SERVIÇOS E REGULARIZAÇÕES

Através da experiência e conhecimento técnico, a HS Serviços e Regularizações estuda de forma eficaz e econômica as diretrizes de regularização a Prevenção e Combate a Incêndios,  indo de uma simples regularização (CLCB) de comércios a elaborados projetos industriais, contando com uma equipe de especialistas teóricos e práticos – gerenciados pelo Engenheiro Civil Allyson Ramagnoli – e com 15 anos de experiência prática na aprovação de AVCBs.

Para conhecer mais sobre os nossos serviços, visite nosso Facebook, Instagram e Linkedin.

classificação de riscos

Gostou do conteúdo? Compartilhe!

hs avcb ppci preço

Precisa aprovar seu AVCB ou Instalar Sistemas de Prevenção e Combate a Incêndio?

Entre em contato com nosso departamento técnico de engenharia para fazer seu orçamento de AVCB ou para instalação dos Sistemas de Prevenção e Combate a Incêndio do seu imovel.