A NR 23 é uma norma regulamentadora, criada pelo extinto Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), e está relacionada à proteção contra incêndios nos locais de trabalho. Essa norma determina que todas as pessoas envolvidas no local do incêndio precisam ter meios que ajudem na evacuação de forma segura.
Leia também: PROJETO DE COMBATE A INCÊNDIO DIGITAL: ENTENDA A OBRIGATORIEDADE DO CORPO DE BOMBEIROS
No total, há quase 40 NRs que precisam ser aplicadas e devidamente fiscalizadas por meio de auditoria. Essas normas são obrigatórias para todas as empresas e quem não cumpri-las não apenas fica sujeito às penalidades cabíveis, como também pode ter o local interditado.
A NR 23 determina que todas as organizações precisam ter:
- Proteção contra incêndio;
- Saídas suficientes para a retirada rápida dos ocupantes em serviço;
- Equipamento suficiente para combater o fogo em seu início;
- Pessoas treinadas para usar corretamente os equipamentos.
Em caso de princípio de incêndio, a NR 23 estabelece que, quando constatado um foco de incêndio, o sistema de alarme precisa ser acionado, o Corpo de Bombeiros deve ser acionado imediatamente e as máquinas e aparelhos elétricos precisam ser desligados.
Quais regras da NR 23 a empresa deve seguir?
Existem verificações que são feitas por técnicos e auditores especializados que buscam conferir se realmente todos os tópicos instituídos na NR 23 estão sendo cumpridos, entre eles:
- Proteção contra incêndio: é necessário ter proteções contra incêndio capazes de identificar a existência de fumaça e riscos em todos os ambientes da empresa, como os alarmes de incêndio.
- Saídas de emergência: as saídas de emergência precisam estar estrategicamente posicionadas, para serem rapidamente localizadas e suportem a quantidade de pessoas que precisam evacuar do local.
- Equipamentos de combate a incêndio inicial: a existência de extintores de incêndio no local é essencial. Eles precisam estar posicionados em locais de fácil localização e em pontos onde há menor possibilidade de o fogo impedir o alcance do objeto.
- Pessoas treinadas: a brigada de incêndio deve ter instruções suficientes para utilizar o equipamento e serão os responsáveis por orientar as pessoas sobre a contenção do fogo e evacuação do local.
Leia também: VEJA COMO É FEITA A MANUTENÇÃO DE EXTINTORES DE INCÊNDIO
HS SERVIÇOS E REGULARIZAÇÕES
Através da experiência e conhecimento técnico, a HS Serviços e Regularizações estuda de forma eficaz e econômica as diretrizes de regularização a Prevenção e Combate a Incêndios, indo de uma simples regularização (CLCB) de comércios a elaborados projetos industriais, contando com uma equipe de especialistas teóricos e práticos – gerenciados pelo Engenheiro Civil Allyson Ramagnoli – e com 15 anos de experiência prática na aprovação de AVCBs.
Para conhecer mais sobre os nossos serviços, visite nosso Facebook, Instagram e Linkedin.