Quando lidamos com a segurança de edifícios, uma das medidas que pode ser adotada é a contratação de um profissional para supervisionar o ambiente. Tratando-se desse quesito, é possível que surjam dúvidas sobre a pessoa mais qualificada para o trabalho, principalmente em relação a escolha entre bombeiro civil e militar.
Primeiramente, é preciso estabelecer que a principal diferença entre esses profissionais é a possibilidade de contratação. Isso se deve ao fato de que o bombeiro militar não poder ser contratado para atuar em ambientes privados, embora possa agir em caso de problemas nesses locais. O bombeiro civil, por sua vez, está apto a atuar em empresas de modo a resolver algumas situações de segurança e emergência menores. Em caso de um problema maior, é preciso contar com a ajuda dos militares.
Bombeiro civil e militar: atuação dos profissionais também é distinta
Como já estabelecido, o bombeiro civil está apto a atuar em situações menores. Isso significa que o profissional pode agir principalmente em resgates e salvamentos, uma vez que conta com formação em primeiros socorros e especialização em manter o bem-estar das pessoas presentes no local.
O bombeiro militar atua de maneira mais ampla, lidando com emergências de responsabilidade de outros grupos militares. Desse modo, esse profissional deve trabalhar para preservar a vida do povo, seja em local público ou privado.
Leia também: SAIBA COMO O PLANO DE EVACUAÇÃO DEVE SER ELABORADO
HS SERVIÇOS E REGULARIZAÇÕES
Através da experiência e conhecimento técnico, a HS Serviços e Regularizações estuda de forma eficaz e econômica as diretrizes de regularização a Prevenção e Combate a Incêndios, indo de uma simples regularização (CLCB) de comércios a elaborados projetos industriais, contando com uma equipe de especialistas teóricos e práticos – gerenciados pelo Engenheiro Civil Allyson Ramagnoli – e com 15 anos de experiência prática na aprovação de AVCBs. Para conhecer mais sobre os nossos serviços, visite nosso Facebook, Instagram e Linkedin.