As medidas de proteção contra incêndio são as mais diversas, uma vez que o problema pode ser ter diferentes causas e efeitos. Por conta disso, é preciso estar atento aos métodos empregados no ambiente.
Leia também: ENTENDA COMO DEVE SER FEITA A GESTÃO DE PESSOAS EM CASO DE INCÊNDIO
Para evitar que algo pior aconteça, é recomendado adotar sistemas comprovadamente eficientes. Entre eles está a SDCI (sistema de detecção, alarme e combate ao incêndio), um serviço capaz de identificar as chamas em seu estágio inicial. Desse modo, é possível abandonar o local de maneira mais rápida e segura.
Para que esses benefícios de fato ocorram, é necessário verificar se o sistema apresenta todos os seus componentes, sendo eles: detectores automáticos de incêndio, acionadores manuais, painel de controle e ativação elétrica, meios de aviso (sinalização), fonte de alimentação elétrica e infraestrutura (eletrodutos e circuitos elétricos)
Quais são os outros fatores que podem auxiliar na proteção contra incêndio?
Para combater o incêndio de maneira eficiente, é importante adotar medidas como:
Extinção de incêndio: para que o fogo seja combatido, é preciso que equipamentos de extinção sejam utilizados. Entre os sistemas que podem ser adotados estão extintores portáteis, hidrantes e chuveiro automático.
Iluminação e sinalização de emergência: esse serviço viabiliza a saída do local. Por isso, deve ser concebido em conjunto com os demais sistemas. Além disso, é importante que haja pontos de iluminação a cada 15 metros, nas mudanças de direção e em cima das portas de saída.
Controle de movimento de fumaça: além das chamas, a fumaça também pode causar problemas sérios. Por isso, é ideal que o controle de de fumaça seja implementado, uma vez que o sistema pode modificar o movimento da fumaça, de forma a facilitar a evacuação, diminuir o risco de inalação de gases ou partículas aquecidas e facilitar a identificação do foco do incêndio.
Leia também: CONHEÇA OS PROCESSOS DE RECARGA E MANUTENÇÃO DE EXTINTORES DE INCÊNDIO
HS SERVIÇOS E REGULARIZAÇÕES
Através da experiência e conhecimento técnico, a HS Serviços e Regularizações estuda de forma eficaz e econômica as diretrizes de regularização a Prevenção e Combate a Incêndios, indo de uma simples regularização (CLCB) de comércios a elaborados projetos industriais, contando com uma equipe de especialistas teóricos e práticos – gerenciados pelo Engenheiro Civil Allyson Ramagnoli – e com 15 anos de experiência prática na aprovação de AVCBs.
Para conhecer mais sobre os nossos serviços, visite nosso Facebook, Instagram e Linkedin.