Quando o assunto é combate a incêndio e as medidas para conter esse problema, é natural que o uso da água seja o primeiro item a ser citado. No entanto, apesar de ser uma ação eficiente na maioria dos casos, é preciso destacar que, nem sempre é o elemento mais indicado.
Leia também: Escolha do quadro de energia ajuda a prevenir incêndio
Tal fato se deve às diferentes causas do fogo, que ocasionam na necessidade de implementar diferentes procedimentos para resolver o problema. As origens dos incêndios são tão distintas que foi preciso criar uma classificação, que por sua vez é caracterizada por três classes: A, B e C.
No caso desses grupos, o primeiro deles contempla as chamas causadas por materiais sólidos, como madeira, tecido e papéis. Por conta disso, somente essa classe de fogo pode ser contida com o uso da água.
Combate a incêndio: conheça as outras medidas para conter o fogo
Classe B: causado por combustíveis do tipo óleo, gasolina, querosene, álcool etc. Para ser extinto é necessário realizar o abafamento, um processo realizado com pó ou espuma química.
Classe C: ocorre em equipamentos elétricos, sendo impossível utilizar água, uma vez que a mesma se tornará condutora de eletricidade. Desse modo, é preciso utilizar o pó químico.
Leia também: Brigada contra incêndio: saiba quando é necessário ter uma em sua empresa
HS SERVIÇOS E REGULARIZAÇÕES
Através da experiência e conhecimento técnico, a HS Serviços e Regularizações estuda de forma eficaz e econômica as diretrizes de regularização a Prevenção e Combate a Incêndios, indo de uma simples regularização (CLCB) de comércios a elaborados projetos industriais, contando com uma equipe de especialistas teóricos e práticos – gerenciados pelo Engenheiro Civil Allyson Ramagnoli – e com 15 anos de experiência prática na aprovação de AVCBs.
Para conhecer mais sobre os nossos serviços, visite nosso Facebook, Instagram e LinkedIn.