HS Servicos

Condições de Trabalho de Camareiras na Hotelaria

Longas jornadas de trabalho, baixos salários e exigência das tarefas de manutenção diária de grande quantidade de apartamentos em hotéis têm causado diversos problemas para a saúde física e mental das camareiras.

 

Há várias redes hoteleiras que exigem das profissionais a limpeza de mais de 20 ambientes na jornada diária, estendendo a jornada a nove ou dez horas, o que é uma quantidade de horas absurda, mesmo com remuneração de horas extras.

Geralmente os apartamentos na hotelaria têm dimensões diferentes, que vão desde quartos econômicos até grandes suítes, mas as empresas consideram apenas a quantidade de ambientes nas metas de trabalho das profissionais. O que fica de lado nesse aspecto é a falta de limite de produtividade de acordo com a área dos cômodos.

classificação de riscos

As tarefas de limpeza, arrumação e higienização dos quartos expõem as camareiras a diversos riscos, entre eles, os ergonômicos, já que a atividade envolve diferentes posturas e grande esforço físico nas trocas e montagens das camas. As consequências dessas atividades são lombalgias, transtornos musculoesqueléticos, lesões por esforços repetitivos (LER), entre outras doenças.

Além disso, elas correm risco de contaminação por contato com produtos químicos, entre outras patologias. Há ainda acidentes com objetos perfuro cortantes, já que alguns hóspedes jogam agulhas usadas no lixo do banheiro. Segundo dados de pesquisa recente, cerca de 95% das camareiras têm problemas de saúde decorrente de seu trabalho. Infelizmente o uso do EPI adequado não é uma prática rotineira e, muitas vezes, é totalmente negligenciado.

É sabido também que por muitas vezes a equipe não reage muito bem às mudanças no setor, adequações, etc. No caso da adoção dos Equipamentos de Segurança Individual – EPI’s, em muitas situações os funcionários recebem os equipamentos, são instruídos quanto ao uso, mas acabam não utilizando por acharem que não é necessário, que não irá acontecer nada grave, etc.

Há registros de muitos casos em que camareiras, que se recusaram a usar os EPI’s, acabaram sofrendo acidentes graves durante as atividades e foram afastadas do trabalho.

EPI’s Básicos

 

Os EPI’s básicos das camareiras além da indumentária adequada, durante a execução do trabalho, devem ser os seguintes:

  • Óculos de proteção individual – Ideal para quando for fazer limpeza aérea;
  • Máscara respiratória – Trata-se de um equipamento feito com tecidos sintéticos e filtrantes, de modo que o funcionário não respire a poeira e os componentes químicos dos produtos que podem ser prejudiciais à saúde.
  • Luvas – Obrigatoriamente toda a equipe de governança deve fazer uso da luva em toda área de risco de contaminação biológica;
  • Calçados – Existe o calçado social e o tênis ocupacional, sendo que ambos unem conforto e segurança, são práticos e também muito duradouros.

É importante lembrar que as camareiras devem receber treinamento sobre o uso correto desses EPI’s e serem instruídas a solicitar outros novos quando houver dano ou desgaste daqueles estavam sendo utilizando.

Além de tudo que já foi mencionado, há o assédio sexual de hóspedes e colegas de trabalho. Esses desvios comportamentais têm de ser combatidos severamente pelos empregadores e os mesmos devem, em caso dessas ocorrências, fornecer apoio psicológico profissional para as vítimas.

 

Autor: Eng. Paulo Campilo
paulo.campiolo@uol.com.br

classificação de riscos

Gostou do conteúdo? Compartilhe!

hs avcb ppci preço

Precisa aprovar seu AVCB ou Instalar Sistemas de Prevenção e Combate a Incêndio?

Entre em contato com nosso departamento técnico de engenharia para fazer seu orçamento de AVCB ou para instalação dos Sistemas de Prevenção e Combate a Incêndio do seu imovel.