Quando o assunto é proteção contra incêndio, um assunto não muito comentado é a importância de contar com estruturas resistentes ao fogo. Sabendo disso, a HS Serviços preparou um conteúdo especial para apresentar alguns desses componentes que podem ajudar a evitar grandes problemas.
Leia também: Preocupante! Pesquisa aponta que o uso de sprinklers ainda é baixo
O primeiro material a ser destacado é o concreto, sendo esse um dos mais utilizados em construções. Tal fato se deve à capacidade do item de apresentar baixa condutividade de calor, o que faz com que o fogo demore muito tempo para danificar a estrutura. Além disso, o componente tem potencial para suportar a carga, protegendo contra a propagação das chamas.
Confira outras estruturas resistentes ao fogo
Estuque: são compostas por um tipo de gesso, que por sua vez é produzido com cimento Portland, cal e areia. Além disso, a estrutura pode ser revestida com outros materiais, como madeira ou tijolo. Por fim, essa camada é colocada sobre a malha de metal, ajudando a resistir ao fogo por até 1 hora.
Tijolos: por se tratar de barro cozido e temperado, o tijolo é capaz de suportar o fogo, sendo um dos materiais mais recomendados para a proteção contra incêndios.
Vidro à prova de fogo: geralmente utilizado em portas e janelas, esse material leva o dobro do tempo para se partir ao ter contato com o fogo. Isso se deve ao fato do vidro contar com camada dupla, sendo necessário romper as duas para causar algum tipo de problema.
Leia também: Saiba como utilizar a saída de emergência com segurança
HS SERVIÇOS E REGULARIZAÇÕES
Através da experiência e conhecimento técnico, a HS Serviços e Regularizações estuda de forma eficaz e econômica as diretrizes de regularização a Prevenção e Combate a Incêndios, indo de uma simples regularização (CLCB) de comércios a elaborados projetos industriais, contando com uma equipe de especialistas teóricos e práticos – gerenciados pelo Engenheiro Civil Allyson Ramagnoli – e com 15 anos de experiência prática na aprovação de AVCBs.