O hidrante faz parte do sistema hidráulico fixo de combate a incêndio que possibilita um acesso mais fácil e eficiente e, por isso, deve estar em todos os lugares, como edifícios residenciais, estabelecimentos públicos, comerciais, industriais e nas ruas. Por isso, é preciso saber quais os tipos de hidrante disponíveis no mercado e suas, respectivas, funcionalidade.
Leia também: CONHEÇA OS TIPOS DE MANGUEIRA DE INCÊNDIO E SUAS CARACTERÍSTICAS
Contudo, antes disso, é preciso entender a sua definição. De acordo com a NBR 13714, um hidrante é o ponto de tomada de água com uma ou duas saídas contendo válvulas angulares com seus, respectivos, adaptadores, mangueiras, tampões e demais acessórios. A norma também fala sobre a distribuição correta do hidrante no local, apontando que, qualquer ponto da área a ser protegida precisa ser alcançado por um ou dois esguichos. Além disso, o documento leva em consideração o tamanho da mangueira e seu trajeto real, desconsiderando o alcance do jato de água.
Agora sim: quais os tipos de hidrante disponíveis no mercado?
O tipo de hidrante usado varia de acordo com o lugar onde ele precisa fazer a segurança.
- Hidrante de parede
Esse hidratante é indicado para ambientes comerciais e residenciais e, normalmente, fica localizado na parede dos corredores. Ele é acomodado em uma caixa de aço vermelha com outros acessórios como mangueira de incêndio, esguicho regulável e sua chave.
Precisa estar pronto para ser usado a qualquer momento e não pode ser fechado por cadeados e chaves.
- Hidrante industrial
Como o próprio nome já diz, é indicado para a rede industrial, como fábricas e usinas, com área igual ou maior que 750 m. São, em sua maioria, de coluna e usam água da Reserva Técnica de Incêndio e seus acessórios podem variar de acordo com a peculiaridade de cada empresa.
- Hidrante de solo ou urbano
Esse hidrante é normalmente visto em cenas de filmes, animações e seriados, já que é encontrado nas ruas e calçadas fazendo parte da paisagem urbana. Ele só pode ser usado pelo Corpo de Bombeiros, pois o órgão é o único que possui a chave específica para abrir a tampa do registro. Além disso, ele usa a rede de água pública e fica posicionado em áreas estratégicas para favorecer o trabalho dos profissionais da brigada.
- Hidrante de recalque
Esse modelo é instalado em frente às edificações particulares, e pode ser usado tanto para alimentar o sistema de hidrantes da construção com água em pressão adequada, como para abastecer viaturas do Corpo de Bombeiros.
Leia também: VEJA QUAL É A DIFERENÇA ENTRE O AVCB E O CLCB
HS SERVIÇOS E REGULARIZAÇÕES
Através da experiência e conhecimento técnico, a HS Serviços e Regularizações estuda de forma eficaz e econômica as diretrizes de regularização a Prevenção e Combate a Incêndios, indo de uma simples regularização (CLCB) de comércios a elaborados projetos industriais, contando com uma equipe de especialistas teóricos e práticos – gerenciados pelo Engenheiro Civil Allyson Ramagnoli – e com 15 anos de experiência prática na aprovação de AVCBs.
Para conhecer mais sobre os nossos serviços, visite nosso Facebook, Instagram e Linkedin.