O Corpo de Bombeiros registra todos os anos milhares de chamados para combater incêndios domésticos. Esses incidentes podem acontecer por várias razões, mas, muitas vezes, um simples descuido é o suficiente para o fogo causar estragos e perdas irreparáveis.
Leia também: INCÊNDIO EM CONDOMÍNIO: CONHEÇAS AS PRINCIPAIS MEDIDAS DE SEGURANÇA
Ainda que tenha causas muito abrangentes, os incêndios domésticos apresentam certa semelhança e características: negligência, maus hábitos e o mau uso de equipamentos, por isso, a prevenção é essencial.
5 dicas para evitar incêndios domésticos
- Evite velas perto de cortinas
Seja por falta de energia elétrica ou até mesmo para deixar o ambiente mais perfumado, o ato de acender velas precisa ser feito com cautela. O mais indicado é colocá-las em um lugar afastado de todos os objetos, como cortinas, e em um recipiente que ela esteja envolta.
- Tire os eletrônicos das tomadas em caso de tempestades
Pode parecer simples, mas um curto-circuito pode ser o suficiente para causar um grande incêndio. Por isso, se perceber que os raios estão constantes, tire todos os aparelhos das tomadas, isso evita que descargas elétricas possam cair na casa e danificar os aparelhos, além de evitar incêndios.
- Atenção com o botijão de gás
O botijão de gás é um dos maiores causadores de incêndios domésticos e, por isso, ele deve ficar na parte de fora da casa. Caso não seja possível, deixei-o isolado e sempre que não estiver em uso, feche o registro de saída do gás.
- Nem tudo pode ir no micro-ondas
Papel ou potes de alumínio, ferro ou qualquer outro metal não podem ser levados ao micro-ondas.
- Atenção ao ferro de passar roupa
Nunca esqueça o ferro de passar quente e em cima de roupas ou da própria tábua de passar. A alta temperatura pode causar incêndios domésticos, mesmo que mais fáceis de serem controlados quando percebidos rapidamente.
Leia também: DICAS PARA PREVENIR INCÊNDIOS CAUSADOS POR FOGOS DE ARTIFÍCIO
HS SERVIÇOS E REGULARIZAÇÕES
Através da experiência e conhecimento técnico, a HS Serviços e Regularizações estuda de forma eficaz e econômica as diretrizes de regularização a Prevenção e Combate a Incêndios, indo de uma simples regularização (CLCB) de comércios a elaborados projetos industriais, contando com uma equipe de especialistas teóricos e práticos – gerenciados pelo Engenheiro Civil Allyson Ramagnoli – e com 15 anos de experiência prática na aprovação de AVCBs.
Para conhecer mais sobre os nossos serviços, visite nosso Facebook, Instagram e Linkedin.