Quando o assunto são os principais causadores de incêndio, é impossível não citar o vazamento de gás. Nesse caso, os riscos são os mais variados, uma vez que podem causar explosão, intoxicação e até morte por asfixia.
Leia também: Saiba o que deve ser considerado antes de adquirir equipamentos contra incêndio
Por conta desses problemas graves, é preciso ficar atento a certos cuidados. O primeiro deles é bem simples, uma vez que basta verificar o lacre e o estado do botijão. Esse procedimento deve avaliar se o produto é de origem confiável. Para isso, é necessário identificar se o nome da companhia está gravado no item, se há sinais de amassados ou corrosão.
Em caso de problemas em alguns dos quesitos citados, é importante substituir o material por um com as características adequadas.
Saiba mais recomendações para evitar o vazamento de gás
Faça o teste de vazamento: esse procedimento é simples de ser realizado, bastando pegar uma ducha de cozinha, colocar sabão ou detergente em pouca quantidade, despejar água na bucha e apertá-la. Em seguida, basta passar o produto na válvula do botijão. Se aparecerem bolhas, é sinal de que há vazamento.
Armazene o botijão em um local apropriado: o ideal é que o lugar de armazenamento do botijão seja limpo e arejado. Tal cuidado visa evitar que sujeiras caiam sobre a válvula. Além disso, é importante evitar que o produto tenha contato com a luz do sol, chuva, umidade e correntes de ar.
Atente-se às argolas: as argolas desempenham um papel muito importante, sendo responsáveis por proteger as válvulas. Desse modo, garantem não somente a segurança para manusear o botijão, mas também protegem o próprio produto.
Leia também: Veja como proteger os cabos elétricos da sua empresa
HS SERVIÇOS E REGULARIZAÇÕES
Através da experiência e conhecimento técnico, a HS Serviços e Regularizações estuda de forma eficaz e econômica as diretrizes de regularização a Prevenção e Combate a Incêndios, indo de uma simples regularização (CLCB) de comércios a elaborados projetos industriais, contando com uma equipe de especialistas teóricos e práticos – gerenciados pelo Engenheiro Civil Allyson Ramagnoli – e com 15 anos de experiência prática na aprovação de AVCBs.
Para conhecer mais sobre os nossos serviços, visite nosso Facebook, Instagram e LinkedIn.