Tanto o detector de fumaça quanto o detector de calor tem como função principal preservar vidas em situações de incêndio. Todavia, os dois aparelhos apresentam algumas diferenças entre si no que diz respeito ao funcionamento. Portanto, conhecer os detalhes sobre cada um deles antes de escolher o ideal, faz toda a diferença para o seu estabelecimento.
Leia também: CONHEÇA OS MODELOS E UTILIDADES DE CADA TIPO DE SPRINKLER
Em linhas gerais, como o próprio nome já diz, os detectores de fumaça monitoram o ambiente avaliando a presença de fumaça no local, acionando, posteriormente, o alarme do detector. Isto é, agindo como uma espécie de sensor da substância. Por outro lado, o detector de calor tende a monitorar a temperatura de um estabelecimento. Dessa forma, quando essa temperatura ultrapassa o valor estabelecido, o detector começa a sua atuação.
Detector de fumaça e detector de calor: como escolher?
Mas, afinal, como escolher o detector adequado? Para escolher qual aparelho é melhor, é preciso levar em conta as condições do ambiente em questão. Nesse sentido, o detector de fumaça e detector de calor também diferem. O primeiro é normalmente utilizado em indústrias, edifícios e comércios, enquanto que o detector de calor é mais popular em locais de armazenamento de combustíveis e também em cozinhas industriais.
Leia também: ILUMINAÇÃO DE EMERGÊNCIA: SAIBA COMO FAZER O CÁLCULO LUMINOTÉCNICO
HS SERVIÇOS E REGULARIZAÇÕES
Através da experiência e conhecimento técnico, a HS Serviços e Regularizações estuda de forma eficaz e econômica as diretrizes de regularização a Prevenção e Combate a Incêndios, indo de uma simples regularização (CLCB) de comércios a elaborados projetos industriais, contando com uma equipe de especialistas teóricos e práticos – gerenciados pelo Engenheiro Civil Allyson Ramagnoli – e com 15 anos de experiência prática na aprovação de AVCBs.
Para conhecer mais sobre os nossos serviços, visite nosso Facebook, Instagram e Linkedin.