Atualmente, contamos com diversos equipamentos e medidas para combater os problemas com fogo. No entanto, para que isso se tornasse realidade, foi preciso muito estudo sobre diversos aspectos, entre eles, os estágios de propagação de incêndio.
Leia também: Além da NR 23: conheça outras normas de segurança contra incêndio
Tratando-se desse tópico, a primeira etapa é conhecida como ignição. Nesse momento, o fogo está produzindo o vapor de água, o monóxido de carbono e demais gases. É interessante ressaltar que nessa fase a temperatura não está elevada, uma vez que essa característica se deve à evolução das chamas.
Confira as características dos demais estágios de propagação de incêndio
Propagação: quando o fogo não é apagado na fase inicial, há a propagação. Assim, o ambiente passa a ser consumido pelas chamas.
Combustão contínua: nesse estágio ocorre a reação em cadeia, processo que leva o calor liberado pelo fogo a ocasionar a combustão em materiais. Além disso, os gases ocupam o local, o ar frio fica próximo do chão e a fumaça se acumula no teto. Nessa fase, apagar as chamas já não é mais possível, sendo preciso chamar os bombeiros.
Redução do fogo: também chamada de queima lenta, essa é a última etapa do incêndio. Isso ocorre pela falta de ar suficiente para sustentar o fogo, que por sua vez perde a força até sua extinção total. Apesar disso, é importante saber que o ambiente estará preenchido com fumaça, gases, substâncias tóxicas e calor intenso. Tratando-se desse último tópico, o mesmo pode fazer com que materiais fiquem aquecidos e possam até mesmo explodir.
HS SERVIÇOS E REGULARIZAÇÕES
Através da experiência e conhecimento técnico, a HS Serviços e Regularizações estuda de forma eficaz e econômica as diretrizes de regularização a Prevenção e Combate a Incêndios, indo de uma simples regularização (CLCB) de comércios a elaborados projetos industriais, contando com uma equipe de especialistas teóricos e práticos – gerenciados pelo Engenheiro Civil Allyson Ramagnoli – e com 15 anos de experiência prática na aprovação de AVCBs.
Para conhecer mais sobre os nossos serviços, visite nosso Facebook, Instagram e LinkedIn.