O sistema hidrante está entre as medidas mais conhecidas para combater incêndios, uma vez que é muito eficiente. No entanto, apesar de ser comum em muitos empreendimentos, a maioria das pessoas desconhece o funcionamento desse serviço tão importante para evitar problemas graves.
Leia também: QUAL A DIFERENÇA TÉCNICA ENTRE BOMBEIRO CIVIL E BRIGADISTA?
Essencialmente, o sistema é composto por um reservatório que leva a água até pontos onde podem ser acopladas mangueiras próprias para a extinção do fogo. Para que essa água seja utilizada de modo eficiente, são instaladas motobombas, que por sua vez são responsáveis por proporcionar a pressão correta.
Além disso, cada ponto de hidrante deve contar com um abrigo e até dois registros. O primeiro quesito cumpre a função de guardar a mangueira de incêndio, o esguicho e a chave de mangueira. O registro, por sua vez, é responsável por fornecer a pressurização necessária para manter alimentado o sistema hidráulico preventivo. Desse modo, é possível garantir que os hidrantes de parede do interior do prédio contem com toda a água e pressão necessária.
Sistema de hidrante conta com especificações na instalação
Além dos componentes, é necessário que a instalação do sistema obedeça às normas de segurança. Entre as medidas que devem ser implementadas estão:
- Cada pavimento deve possuir, no mínimo, um ponto do sistema;
- Cada espaço precisa ser coberto por, pelo menos, um ponto;
- O ponto deve estar alocado a, no máximo, 5 metros da porta principal e de escadas;
- Os abrigos internos podem ter até 30 metros de mangueira em cada ponto;
- Abrigos externos podem abrigar mangueiras de até 60 metros.
Leia também: CONHEÇA A CLASSIFICAÇÃO DE RISCOS PARA ESTABELECIMENTOS
HS SERVIÇOS E REGULARIZAÇÕES
Através da experiência e conhecimento técnico, a HS Serviços e Regularizações estuda de forma eficaz e econômica as diretrizes de regularização a Prevenção e Combate a Incêndios, indo de uma simples regularização (CLCB) de comércios a elaborados projetos industriais, contando com uma equipe de especialistas teóricos e práticos – gerenciados pelo Engenheiro Civil Allyson Ramagnoli – e com 15 anos de experiência prática na aprovação de AVCBs.
Para conhecer mais sobre os nossos serviços, visite nosso Facebook, Instagram e Linkedin.