Se você acompanha os conteúdos da HS Serviços, certamente sabe que nem todo fogo pode ser combatido com água. Tal fato se deve à origem das chamas, o que por sua vez faz com as características sejam distintas e outras medidas sejam adotadas para extinguir o problema. Entre os métodos que mais se destacam, estão os extintores com espuma mecânica e pó químico.
Leia também: Saiba o que deve ser feito em início de incêndio
No caso da espuma mecânica, a sua composição é feita por bolhas de ar, sendo resultado do batimento da água com o LGE (material que se assemelha ao detergente líquido concentrado). Por conta disso, a aplicação ocorre em superfícies que possuem líquidos inflamáveis, já que essa situação requer o abafamento (processo realizado pela espuma) e resfriamento (procedimento efetuado pela água).
Espuma mecânica e pó químico: conheça as características da segunda substância
Diferentemente da espuma mecânica, o pó químico é utilizado para a inibição das chamas. Isso significa que a substância age para romper a reação em cadeia do fogo, evitando o seu alastramento.
Além disso, o uso do pó químico é recomendado para mais de uma situação. Isso se deve ao fato de haver diferentes tipos desse material, sendo eles:
Fosfato de monoamônico: possui coloração amarela clara, podendo ser utilizado em incêndios de classes A, B e C.
Bicarbonato de sódio: é o mais comum e antigo, sendo utilizado para combater incêndios das classes B e C.
Bicarbonato de potássio: também aplicado para apagar chamas das classes B e C, o material é comum em instalações de petróleo.
MET-L-KYL / LITH-X: ambos são destinados a utilização em materiais pirofóricos, como é o caso do lítio e do trietilalumínio.
Leia também: Além da NR 23: conheça outras normas de segurança contra incêndio
HS SERVIÇOS E REGULARIZAÇÕES
Através da experiência e conhecimento técnico, a HS Serviços e Regularizações estuda de forma eficaz e econômica as diretrizes de regularização a Prevenção e Combate a Incêndios, indo de uma simples regularização (CLCB) de comércios a elaborados projetos industriais, contando com uma equipe de especialistas teóricos e práticos – gerenciados pelo Engenheiro Civil Allyson Ramagnoli – e com 15 anos de experiência prática na aprovação de AVCBs.
Para conhecer mais sobre os nossos serviços, visite nosso Facebook, Instagram e LinkedIn.