Ter um extintor de incêndio para carro tornou-se facultativo em 2015, confundindo vários motoristas sobre a obrigatoriedade ou não de ter o item de segurança no veículo.
Leia também: SAIBA COMO MANUSEAR OS EXTINTORES DE INCÊNDIO EM CASO DE SINISTRO
Hoje em dia, existe o projeto de Lei nº 159/17, aprovado pela Câmara de Deputados, em tramitação no Senado Federal para que o extintor de incêndio para carro volte a ser obrigatório. Todo o debate acerca do item existe por conta da ausência de garantia nas evidências técnicas para a sua necessidade.
Para o Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN), a utilização do extintor de incêndio por pessoas sem preparo pode gerar ainda mais risco ao motorista do que o próprio incêndio, além de serem poucos os casos onde o veículo pega fogo depois de um acidente. Outra justificativa do CONTRAN é a modernização do setor automobilístico que vem tornando os veículos mais seguros.
É importante dizer que para veículos comerciais, como van, ônibus ou caminhões a obrigatoriedade se manteve. Nesse caso, a falta do extintor de incêndio dentro do prazo de validade é infração grave, sujeitando o motorista a pagar uma multa de R $195,23 e cinco pontos na CNH.
É obrigatório ter extintor de incêndio para carro?
Não é obrigatório! As discussões sobre o extintor de incêndio para carro não chegaram ao fim e a decisão por seguir com o acessório no carro de passeio é opcional. Contudo, é preciso considerar os riscos expostos diariamente.
O uso do item de prevenção e combate a incêndio é recomendado em pequenos focos, sempre optando por chamar o Corpo de Bombeiros. Não existem segredos para o acionamento do item: basta remover o lacre de segurança, direcionar o bocal para o foco de incêndio e disparar o gatilho.
Leia também: COMO FUNCIONA O EXTINTOR DE ÁGUA PRESSURIZADA?
HS SERVIÇOS E REGULARIZAÇÕES
Através da experiência e conhecimento técnico, a HS Serviços e Regularizações estuda de forma eficaz e econômica as diretrizes de regularização a Prevenção e Combate a Incêndios, indo de uma simples regularização (CLCB) de comércios a elaborados projetos industriais, contando com uma equipe de especialistas teóricos e práticos – gerenciados pelo Engenheiro Civil Allyson Ramagnoli – e com 15 anos de experiência prática na aprovação de AVCBs.
Para conhecer mais sobre os nossos serviços, visite nosso Facebook, Instagram e Linkedin.