Em caso de incêndio, é preciso que os ambientes estejam devidamente preparados para combater o problema. No entanto, além da instalação e utilização dos equipamentos adequados, também é necessário que as pessoas saibam como agir nesses casos.
Leia também: CONHEÇA OS PROCESSOS DE RECARGA E MANUTENÇÃO DE EXTINTORES DE INCÊNDIO
Por isso, é preciso adotar um planejamento que contemple a gestão de pessoas, que por sua vez deve elaborar as ações necessárias em caso de incêndio. Entre as medidas que devem ser adotadas está a de evitar adversidades, como o estado de choque e a consequente demora para agir. Caso isso ocorra, o descontrole emocional pode dificultar ainda mais a tomada de decisões.
Por isso, é importante que todos os funcionários estejam devidamente treinados para agir. Desse modo, a comunicação entre todos pode ser mais eficiente, permitindo que cada indivíduo possa evacuar o local em segurança.
Saiba quais fatores podem ajudar na gestão de pessoas em caso de incêndio
Para assegurar que a situação estará sob controle em caso de incêndio, é possível adotar algumas medidas simples, entre as quais se destacam:
- Simples compreensão e implementação de planos de emergência;
- Execução de exercícios simulados condizentes com a realidade organizacional do espaço e das pessoas;
- Confiabilidade dos funcionários nos planos de abandono de local e de combate a incêndio.
Leia também: REGULARIZAÇÃO AVCB: A AUSÊNCIA DE DOCUMENTAÇÃO PODE INTERFERIR NO SEGURO? ENTENDA
HS SERVIÇOS E REGULARIZAÇÕES
Através da experiência e conhecimento técnico, a HS Serviços e Regularizações estuda de forma eficaz e econômica as diretrizes de regularização a Prevenção e Combate a Incêndios, indo de uma simples regularização (CLCB) de comércios a elaborados projetos industriais, contando com uma equipe de especialistas teóricos e práticos – gerenciados pelo Engenheiro Civil Allyson Ramagnoli – e com 15 anos de experiência prática na aprovação de AVCBs.