A energia elétrica é fundamental, seja para os momentos de lazer, atividades domésticas ou desempenho das funções do trabalho. Por conta de toda essa importância, é essencial que cuidados sejam adotados, para evitar o risco de incêndio elétrico.
Leia também: O que você precisa saber sobre detectores de fumaça
Esse tipo de problema, como o próprio nome já diz, caracteriza-se por causado pelo mau funcionamento dos equipamentos que dependem da eletricidade. Entre os fatores de risco, estão:
- Acúmulo de poeira ou umidade entre plugue e tomada;
- Muitos dispositivos ligados na mesma tomada;
- Cabos enrolados e uso prolongado de equipamentos;
- Tomadas inadequadas, pouco resistentes e incapazes de suportar o fluxo de energia para alimentar o dispositivo;
- Emendas de fio mal feitas;
- Materiais de fácil combustão em contato direto com a rede elétrica ou muito perto;
- Ausência de manutenção periódica.
Como combater o incêndio elétrico?
O primeiro passo para combater o incêndio elétrico é identificar os problemas, como é o caso de faíscas. Em seguida, é preciso cortar o fornecimento de energia no disjuntor, sendo em muitos casos uma ação que pode eliminar a combustão por completo. No entanto, é preciso estar atento e nunca retirar o plugue da tomada caso o problema esteja no fio ou no dispositivo. Se isso for feito, há risco de choque.
Se esses cuidados não forem suficientes, é recomendado utilizar um extintor Classe C. Para isso, é preciso puxar o pino e apontar para a base do fogo, sempre segurando a alavanca para baixo. Conforme as chamas forem diminuindo, é possível se aproximar da fonte enquanto borrifa a substância para apagar o incêndio elétrico.
Todo esse processo deve durar alguns segundos. Caso não funcione, é imprescindível que o local seja evacuado e o Corpo de Bombeiros seja solicitado.
Leia também: Saiba o que observar ao adquirir um detector de fumaça
HS SERVIÇOS E REGULARIZAÇÕES
Através da experiência e conhecimento técnico, a HS Serviços e Regularizações estuda de forma eficaz e econômica as diretrizes de regularização a Prevenção e Combate a Incêndios, indo de uma simples regularização (CLCB) de comércios a elaborados projetos industriais, contando com uma equipe de especialistas teóricos e práticos – gerenciados pelo Engenheiro Civil Allyson Ramagnoli – e com 15 anos de experiência prática na aprovação de AVCBs.
Para conhecer mais sobre os nossos serviços, visite nosso Facebook, Instagram e LinkedIn.