Quando estamos falando de casos de incêndio em prédios, é inevitável não pensar em grandes desastres. Por isso, é necessário saber evitar que acidentes como esses ocorram, um tipo de cuidado que requer bastante atenção às diferentes medidas de proteção.
A primeira ação a ser realizada é obter o AVCB (Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros), um documento emitido para certificar que o ambiente conta com as condições de segurança adequadas. Para isso, os profissionais ficam responsáveis por realizar uma vistoria detalhada do local, averiguando cada característica, seja de proteção ou de potenciais riscos.
Após essa análise, é possível determinar quais outras medidas podem ser implementadas, o que facilita o processo de reforçar a segurança do edifício.
Incêndio em prédios: confira os equipamentos que podem ser implementados
Alarmes: ligados aos sensores de incêndio, os aparelhos emitem um aviso sonoro para os ocupantes do local, que por sua vez precisam sair e chamar os bombeiros. Em alguns casos, os alarmes podem ser programados para realizar a chamada do Corpo de Bombeiros;
Extintores: fundamentais para o combate às chamas, devem passar por manutenção periódica;
Hidrantes de incêndio: essenciais em prédios maiores, contam com uma reserva de água que pode ser acionada no momento do combate às chamas;
Sprinklers ou detectores de fumaça: sensível a calor e fumaça, são instalados no teto e disparam água ou espuma de contenção.
Leia também: Brigada contra incêndio: saiba quando é necessário ter uma em sua empresa
HS SERVIÇOS E REGULARIZAÇÕES
Através da experiência e conhecimento técnico, a HS Serviços e Regularizações estuda de forma eficaz e econômica as diretrizes de regularização a Prevenção e Combate a Incêndios, indo de uma simples regularização (CLCB) de comércios a elaborados projetos industriais, contando com uma equipe de especialistas teóricos e práticos – gerenciados pelo Engenheiro Civil Allyson Ramagnoli – e com 15 anos de experiência prática na aprovação de AVCBs.
Para conhecer mais sobre os nossos serviços, visite nosso Facebook, Instagram e LinkedIn.