HS Servicos

Como fazer a instalação correta de corrimão e guarda-corpo para vistoria do Corpo de Bombeiros?

As normas do Corpo de Bombeiros preveem a adaptação das saídas de emergência como item de segurança indispensável contra incêndio e pânico. Por isso, edificações que possuem rampas ou escadas precisam adequar o corrimão e guarda-corpo para adquirir o certificado de vistoria. 

Leia também: SAIBA MAIS SOBRE A NR 23

Corrimão e guarda-corpo além de serem essenciais para a segurança, também ajudam no trânsito e acesso dos ocupantes e, por isso, possuem uma regulamentação específica: a NBR 14718, que é formada por exigências mínimas que ajudam na entrada do Corpo de Bombeiros ao local e na saída da população em casos de sinistro. 

Instalação correta corrimão e guarda-corpo

A instalação de corrimão e guarda-corpo precisa seguir algumas diretrizes para melhor eficácia. No caso do corrimão, ele precisa permitir ser agarrado fácil e confortavelmente, sem bloqueio ao longo da sua extensão. Por isso, se a parte for circular, seu diâmetro deve variar entre 38 e 65 mm com afastamento de, no mínimo, 40 mm de parede ou guarda para que a mão possa deslizar.

Além disso, os corrimãos precisam estar posicionados entre 80 cm e 92 cm acima do nível do piso, mas, em alguns casos, a norma permite que seja instalado mais de um corrimão em diferentes alturas, dependendo dos ocupantes da edificação. Sempre que possível, é recomendado aumentar o corrimão pelo 0,3 m no início de fim da escada com as extremidades voltadas para a parede, isso ajuda o deslocamento de deficientes visuais e dos demais ocupantes em situação de emergência.

Já o guarda-corpo é obrigatório em terraços, mezaninos, rampas, escadas e outros, de ambos os lados. Sua altura, medida internamente, deve ter, no mínimo, de 1,05 m, mas, em escadas internas, pode ser reduzida para até 0,92 m, quando medida verticalmente do topo do guarda-corpo a uma linha que una as quinas dos degraus. Contudo, em caso de escadas externas, quando tem mais de 12 m acima do solo, a altura precisa ter, no mínimo, 1,30 m.

Os guarda-corpos formados por grades ou telas devem atender os seguintes aspectos:

  • Ter barras verticais, grades, telas, vidros de segurança laminados ou aramados e outros, de modo que uma esfera com diâmetro de 15 cm não possa passar por nenhuma abertura;
  • Ser isentos de aberturas, saliências, reentrâncias ou quaisquer elementos que possam enganchar em roupas.

Leia também: PROJETO DE COMBATE A INCÊNDIO DIGITAL: ENTENDA A OBRIGATORIEDADE DO CORPO DE BOMBEIROS

HS SERVIÇOS E REGULARIZAÇÕES

Através da experiência e conhecimento técnico, a HS Serviços e Regularizações estuda de forma eficaz e econômica as diretrizes de regularização a Prevenção e Combate a Incêndios,  indo de uma simples regularização (CLCB) de comércios a elaborados projetos industriais, contando com uma equipe de especialistas teóricos e práticos – gerenciados pelo Engenheiro Civil Allyson Ramagnoli – e com 15 anos de experiência prática na aprovação de AVCBs.

Para conhecer mais sobre os nossos serviços, visite nosso Facebook, Instagram e Linkedin.

classificação de riscos

Gostou do conteúdo? Compartilhe!

hs avcb ppci preço

Precisa aprovar seu AVCB ou Instalar Sistemas de Prevenção e Combate a Incêndio?

Entre em contato com nosso departamento técnico de engenharia para fazer seu orçamento de AVCB ou para instalação dos Sistemas de Prevenção e Combate a Incêndio do seu imovel.