As luzes de emergência são consideradas equipamentos de segurança essenciais para edificações. Tal fato se deve a aplicação dos materiais, que por sua vez são utilizados para garantir que haja uma boa iluminação em caso de falta de energia, possibilitando que a evacuação do local seja realizada da maneira adequada. No entanto, para que isso aconteça, é necessário contar com a manutenção dos itens.
Leia também: 5 questões fundamentais sobre AVCB que você deve saber
O primeiro passo da manutenção é o teste das luzes. Isso significa verificar o estado em que se encontram os materiais. Para isso, é recomendado que, a cada três meses os responsáveis analisem o item, retirem da tomada para que a luz acenda até descarregar completamente a bateria e, por fim, religue o equipamento. Esse processo é indicado nos casos em que a iluminação não foi utilizada no período citado.
Em caso de utilização nos últimos três meses, o que deve ser feito com a luzes de emergência?
Quando a luz de emergência já está sendo utilizada, o procedimento de descarga e recarga já está sendo feito automaticamente. Desse modo, não é preciso se preocupar com a manutenção.
Só será necessário realizar demais atividades caso o material apresente defeitos, o que pode ser conferido por meio dos testes já citados. Se essa for a situação das luzes em seu empreendimento, é imprescindível que seja feita a substituição do equipamento ou providenciar o conserto.
Leia também: Anotações de Responsabilidade Técnica: saiba quais são as principais para obter o AVCB
HS SERVIÇOS E REGULARIZAÇÕES
Através da experiência e conhecimento técnico, a HS Serviços e Regularizações estuda de forma eficaz e econômica as diretrizes de regularização a Prevenção e Combate a Incêndios, indo de uma simples regularização (CLCB) de comércios a elaborados projetos industriais, contando com uma equipe de especialistas teóricos e práticos – gerenciados pelo Engenheiro Civil Allyson Ramagnoli – e com 15 anos de experiência prática na aprovação de AVCBs.
Para conhecer mais sobre os nossos serviços, visite nosso Facebook, Instagram e LinkedIn.