Para garantir a eficiência dos extintores de incêndio, é necessário tomar diferentes cuidados. Entre os principais está o de seguir as normas, como é o caso da Norma Regulamentadora 23 (NR 23). Responsável por definir as ações gerais de proteção contra incêndio, a diretriz também determina as medidas adequadas para alocar os extintores de incêndio.
Leia também: CONHEÇA AS NORMAS APLICADAS NA INSTALAÇÃO DE PORTAS CORTA-FOGO
Tratando-se desse quesito, a norma aponta que os equipamentos devem ser colocados em um local de fácil visualização, acesso e onde haja menor possibilidade do fogo bloquear o caminho até o extintor de incêndio.
Confira outras recomendações relacionadas aos extintores de incêndio
Ainda em relação ao local destinado à instalação dos extintores, a NR 23 determina os seguintes cuidados:
- Os locais devem ser assinalados por um círculo vermelho ou por uma seta larga, vermelha, com bordas amarelas;
- É necessário pintar de vermelho uma larga área do piso embaixo do extintor. Esse espaço deve ser de, no mínimo, 1,00m x 1,00m;
- Os extintores não podem ficar nas paredes das escadas;
- Os extintores não podem ser encobertos por pilhas de materiais;
- Em caso de uso de equipamentos sobre rodas, é fundamental que o mesmo tenha livre acesso a qualquer local da edificação.
Leia também: ALARME DE INCÊNDIO: ENTENDA AS OBRIGAÇÕES DO FORNECEDOR E DO PROJETISTA DO SISTEMA
HS SERVIÇOS E REGULARIZAÇÕES
Através da experiência e conhecimento técnico, a HS Serviços e Regularizações estuda de forma eficaz e econômica as diretrizes de regularização a Prevenção e Combate a Incêndios, indo de uma simples regularização (CLCB) de comércios a elaborados projetos industriais, contando com uma equipe de especialistas teóricos e práticos – gerenciados pelo Engenheiro Civil Allyson Ramagnoli – e com 15 anos de experiência prática na aprovação de AVCBs.
Para conhecer mais sobre os nossos serviços, visite nosso Facebook, Instagram e Linkedin.