Quando falamos em prevenção de incêndio, é inevitável pensar nas medidas de segurança mais conhecidas, como a instalação de detectores de fumaça. No entanto, além da implementação de equipamentos, é importante que as empresas saibam quais outros métodos devem ser aplicados no cotidiano daqueles que ocupam o empreendimento.
Leia também: PROJETO DE COMBATE À INCÊNDIO (AVCB): QUANDO É EXIGIDO?
Entre as medidas mais básicas está a de não permitir o uso de cigarro no ambiente. Apesar de parecer algo inofensivo, esse ato pode desencadear sérios problemas no caso das cinzas terem contato com algum componente eletrônico ou produto inflamável. Tratando-se desse exemplo, é possível que o item comprometa toda a segurança do local, uma vez que pode fazer com que o fogo se alastre muito facilmente.
Quais outras medidas ajudam na prevenção de incêndios?
Realize a manutenção da rede elétrica: em certas ocasiões, o incêndio é causado por fatores internos e estruturais da empresa, como é o caso da rede elétrica, que por sua vez pode causar curtos-circuitos. Para evitar esse problema, é recomendado que uma análise periódica seja realizada, cabendo efetuar a manutenção se for necessário.
Treine os funcionários: uma forma muito eficiente de evitar incêndios é contando com profissionais treinados para essas ocasiões. Para isso, é possível contar com funcionários da própria empresa, que por meio de uma consultoria especializada, podem estar aptos a identificar problemas e agir em caso de acidentes.
Conte com os equipamentos adequados: como já citado, os equipamentos de prevenção e combate a incêndios são as medidas mais conhecidas quando tratamos desse assunto. Por isso, é necessário que a empresa adota esses sistemas, como alarmes de detecção de fumaça, portas corta-fogo, extintores, hidrantes e sprinkler.
Leia também: ENTENDA A IMPORTÂNCIA DE CONTAR COM OS SERVIÇOS DE UM ENGENHEIRO DE INCÊNDIO
HS SERVIÇOS E REGULARIZAÇÕES
Através da experiência e conhecimento técnico, a HS Serviços e Regularizações estuda de forma eficaz e econômica as diretrizes de regularização a Prevenção e Combate a Incêndios, indo de uma simples regularização (CLCB) de comércios a elaborados projetos industriais, contando com uma equipe de especialistas teóricos e práticos – gerenciados pelo Engenheiro Civil Allyson Ramagnoli – e com 15 anos de experiência prática na aprovação de AVCBs.
Para conhecer mais sobre os nossos serviços, visite nosso Facebook, Instagram e Linkedin.