De acordo com uma pesquisa elaborada pelo Instituto Ipsos, a maioria das empresas ainda não adotaram o uso de sprinklers em seu estabelecimento. O estudo foi realizado em companhias multinacionais e de capital nacional, sendo que todas elas possuem mais de 250 funcionários.
Leia também: Veja como proteger os cabos elétricos da sua empresa
Segundo o levantamento, das 300 empresas entrevistadas, apenas 36% utilizam o equipamento. Além disso, outros dados foram descobertos, como o fato de apenas 14% das companhias terem esse sistema em todas as unidades e 22% contarem com o sprinkler em apenas uma instalação.
Uso de sprinklers ajuda a evitar incêndios de grande proporção
As proporções de um incêndio dependem de muitos fatores. Entre os principais estão as características do local, como suas estruturas e itens ali armazenados. Tratando-se desse último quesito, é recomendado que o sprinkler seja instalado principalmente nos ambientes que contam com produtos que podem alastrar as chamas.
Por isso, é importante que haja uma análise das dependências do empreendimento. Com essa avaliação, é possível instalar e programar o equipamento da maneira adequada. Desse modo, o mesmo pode apresentar uma resposta automática ao menor sinal de incêndio. Quando isso acontece, o sprinkler libera um grande volume de água, auxiliando no controle e eliminação do fogo. Por conta disso, é possível evitar que as chamas se alastrem, prevenindo um incêndio de grandes proporções.
Leia também: Saiba como utilizar a saída de emergência com segurança
HS SERVIÇOS E REGULARIZAÇÕES
Através da experiência e conhecimento técnico, a HS Serviços e Regularizações estuda de forma eficaz e econômica as diretrizes de regularização a Prevenção e Combate a Incêndios, indo de uma simples regularização (CLCB) de comércios a elaborados projetos industriais, contando com uma equipe de especialistas teóricos e práticos – gerenciados pelo Engenheiro Civil Allyson Ramagnoli – e com 15 anos de experiência prática na aprovação de AVCBs.
Para conhecer mais sobre os nossos serviços, visite nosso Facebook, Instagram e LinkedIn.