Para garantir a segurança dentro de um estabelecimento, é necessário contar com diferentes medidas que agem na prevenção e resolução rápida de problemas. Entre os métodos mais eficazes para isso está o plano de evacuação.
Esse projeto se caracteriza pela preparação da equipe, o que significa garantir a tranquilidade e o conhecimento necessário para agir corretamente em caso de incêndio. No entanto, para que o plano funcione, é fundamental que seja elaborado do modo correto. O primeiro passo é considerar os equipamentos e produtos presentes na empresa, etapa essencial para identificar causas de acidentes e as consequências. A partir dessa análise é possível estabelecer as soluções, medida para evitar improvisações que piorem a situação.
Quais são os outros passos para elaborar o plano de evacuação?
Entre os passos mais importantes no plano de evacuação está a localização de EPIs (Equipamentos de Proteção Individual). Nesse caso, é recomendado que os equipamentos estejam armazenados em mochilas, que por sua vez devem estar em um local acessível.
Por fim, cabe definir a rota de fuga do estabelecimento. Essa etapa deve considerar as características do prédio, sendo recomendado o uso de corredores largos e com iluminação de emergência. Além disso, caso seja possível, é indicado implementar portas corta-fogo para tornar a rota ainda mais segura.
HS SERVIÇOS E REGULARIZAÇÕES
Através da experiência e conhecimento técnico, a HS Serviços e Regularizações estuda de forma eficaz e econômica as diretrizes de regularização a Prevenção e Combate a Incêndios, indo de uma simples regularização (CLCB) de comércios a elaborados projetos industriais, contando com uma equipe de especialistas teóricos e práticos – gerenciados pelo Engenheiro Civil Allyson Ramagnoli – e com 15 anos de experiência prática na aprovação de AVCBs.