A porta corta fogo, também chamada de porta de emergência, é um equipamento essencial de prevenção e combate a incêndio. O seu tamanho pode variar de acordo com a necessidade do local, mas é obrigatório que tenham largura e altura mínima de 80cm e 2,10m, respectivamente. Quando sua largura ultrapassa 1,2m é obrigatório possuir duas folhas com igual largura.
Leia também: SAIBA COMO ESCOLHER UMA CENTRAL DE INCÊNDIO ENDEREÇÁVEL
De acordo com a NBR 11742, a instalação de portas corta fogo é recomendada nos seguintes lugares:
- Nas escadas de emergência de edifícios e suas, respectivas, câmaras;
- Em áreas de refúgio;
- Em paredes utilizadas na separação de riscos industriais e comerciais e compartimentos de áreas, desde que utilizadas exclusivamente para passagem de pessoal;
- Áreas de acesso restrito, que tenham ligação direta com as rotas de fuga;
- Acesso às passarelas e outros locais que interliguem edifícios;
- Portas em corredores que tenham acesso às rotas de fuga;
- Acesso à locais de medição, proteção e transformação de energia elétrica.
A instalação desse tipo de porta precisa ser feita por uma empresa especializada, já que é mais complexa do que uma porta comum e diversos aspectos técnicos precisam ser observados.
As portas de emergência devem ser colocadas no sentido da evasão. Os batentes precisam ser preenchidos com cimento e areia e, se forem instalados em painéis, devem ser preenchidos com material isolante. Já as soleiras devem ser de material não combustível e as folgas nos vãos precisam respeitar as medidas previstas na NBR 11742.
Tipos de Porta Corta Fogo
São três tipos mais usados de porta corta fogo:
- Porta Corta Fogo Simples
Esse tipo de porta apresenta somente uma folha e pode variar 80cm e 120cm de largura. É a mais usada e é encontrada facilmente em escadas de emergência de prédios comerciais e residenciais, por exemplo.
- Porta Corta Fogo Dupla
Possui duas folhas e pode medir entre 120 cm e 220 cm de largura. É normalmente usada em locais onde existe grande fluxo de pessoas, como em cinemas, teatros, shoppings, casas de show, etc.
- Porta Corta Fogo de Vidro
Apresenta as mesmas funções que as outras portas e pode possuir uma ou duas folhas. Seu uso é uma escolha puramente estética, porém, esse tipo de porta corta fogo precisa seguir a NBR 14925. Além de vidro, elas podem ser feitas de aço inox com acabamento em aço amadeirado.
Leia também: VEJA COMO É FEITA A MANUTENÇÃO DE EXTINTORES DE INCÊNDIO
HS SERVIÇOS E REGULARIZAÇÕES
Através da experiência e conhecimento técnico, a HS Serviços e Regularizações estuda de forma eficaz e econômica as diretrizes de regularização a Prevenção e Combate a Incêndios, indo de uma simples regularização (CLCB) de comércios a elaborados projetos industriais, contando com uma equipe de especialistas teóricos e práticos – gerenciados pelo Engenheiro Civil Allyson Ramagnoli – e com 15 anos de experiência prática na aprovação de AVCBs.
Para conhecer mais sobre os nossos serviços, visite nosso Facebook, Instagram e Linkedin.