A fiscalização em estabelecimentos comerciais é um procedimento bastante comum, uma vez que é necessário garantir a segurança dos frequentadores do local. Entre as análises mais conhecidas está a vistoria do Corpo de Bombeiros, sendo essa uma das mais importantes.
Leia também: EXTINTORES DE INCÊNDIO: SAIBA QUANDO UTILIZAR O MODELO PORTÁTIL OU COM RODAS
Esse tipo de processo é caracterizado pela fiscalização e emissão de alvará, sendo esse último fundamental para que o edifício funcione. Por isso, os profissionais encarregados dessa tarefa ficam responsáveis por avaliar se o estabelecimento apresenta as características necessárias para garantir a proteção de todos, o que inclui medidas para evitar incêndios ou diminuir as chances do problema se alastrar. Caso o local esteja de acordo com as normas previstas, o Corpo de Bombeiros, os profissionais irão emitir o documento conhecido como Auto Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB).
Vistoria do Corpo de Bombeiros: saiba quais medidas devem ser verificadas
Para garantir que a vistoria trará bons resultados para a sua empresa, é necessário estar atento aos seguintes fatores:
- Verificar se os extintores de incêndio estão em pontos estratégicos;
- Contar com sinalização e iluminação de emergência;
- Contar com saídas de emergência e rotas de fuga para casos de incêndio;
- Verificar os sistemas de hidrantes, de alarme e detecção de incêndio;
- Em caso de estabelecimentos maiores, é importante contar com uma brigada de incêndio, além de um plano de emergência e de prevenção a incêndio.
Leia também: BOMBEIRO CIVIL E MILITAR: ENTENDA A DIFERENÇA ENTRE ESSES PROFISSIONAIS
HS SERVIÇOS E REGULARIZAÇÕES
Através da experiência e conhecimento técnico, a HS Serviços e Regularizações estuda de forma eficaz e econômica as diretrizes de regularização a Prevenção e Combate a Incêndios, indo de uma simples regularização (CLCB) de comércios a elaborados projetos industriais, contando com uma equipe de especialistas teóricos e práticos – gerenciados pelo Engenheiro Civil Allyson Ramagnoli – e com 15 anos de experiência prática na aprovação de AVCBs.