Para garantir a segurança do seu empreendimento e daqueles que o ocupam, é necessário adotar algumas medidas. Entre elas está o Projeto de Combate à Incêndio, uma regularização necessária para que o local obtenha o AVCB (Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros).
Leia também: ENTENDA A IMPORTÂNCIA DE CONTAR COM OS SERVIÇOS DE UM ENGENHEIRO DE INCÊNDIO
No entanto, antes de implementar as medidas, é necessário saber quais são as mais adequadas para o edifício da sua empresa. No caso das companhias alocadas no estado de São Paulo, é possível contar com dois formatos, sendo eles o Projeto Técnico e o Projeto Técnico Simplificado. No primeiro caso, a regularização é exigida para edificações que apresentem mais de 750 m² de área construída ou que possua a capacidade de abrigar mais de 250 pessoas.
Para elaborar o projeto, é necessário utilizar a planta de incêndio, que por sua vez deve ser elaborada e assinada por um profissional habilitado pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia. Com esse plano em mãos, é possível adotar os cuidados necessários, como a instalação de hidrantes, extintores, iluminação de emergência, sinalização de rota de fuga, detector de fumaça e alarme de incêndio. Ao fim da emissão das documentações, o profissional responsável também deve emitir a ART (Anotação de Responsabilidade Técnica) e enviar todos os documentos para o Serviço de Segurança Contra Incêndio.
Projeto de Combate à Incêndio: entenda as características do plano simplificado
Como é de se imaginar, o Projeto Técnico Simplificado é uma medida mais simples de ser elaborada e implementada. Nesse caso, não é preciso que a planta de incêndio seja apresentada, diminuindo possíveis custos e otimizando o tempo para realização de outras tarefas.
Além disso, outra diferença é o tipo de edificação enquadrada no projeto. Nessa modalidade, encontram-se comércios e indústrias que apresentem área construída inferior a 750 m² de área construída e locais com capacidade para comportar menos de 250 pessoas.
Leia também: SEGURANÇA NA EMPRESA: SAIBA COMO ORIENTAR SEUS FUNCIONÁRIOS EM CASO DE TEMPESTADE
HS SERVIÇOS E REGULARIZAÇÕES
Através da experiência e conhecimento técnico, a HS Serviços e Regularizações estuda de forma eficaz e econômica as diretrizes de regularização a Prevenção e Combate a Incêndios, indo de uma simples regularização (CLCB) de comércios a elaborados projetos industriais, contando com uma equipe de especialistas teóricos e práticos – gerenciados pelo Engenheiro Civil Allyson Ramagnoli – e com 15 anos de experiência prática na aprovação de AVCBs.
Para conhecer mais sobre os nossos serviços, visite nosso Facebook, Instagram e Linkedin.