No mundo inteiro, a proteção contra incêndio em transformadores é necessária e obrigatória, já que o risco de incêndio nesses equipamento é frequente e pode causar grandes danos materiais, especialmente, quando o transformador é de grande porte e possui óleo em seu interior.
Leia também: COMO FUNCIONA A PROTEÇÃO CONTRA INCÊNDIOS EM AMBIENTES CORPORATIVOS
Transformadores são equipamentos formados por dois enrolamentos de fios envolvidos em um núcleo metálico, usados para diminuir ou aumentar a tensão e a corrente elétrica.
Devido às altas correntes passando através dos enrolamentos, uma grande quantidade de calor é gerada durante o processo e, para que a operação ocorra em segurança, esse calor precisa ser dissipado. O jeito mais comum de fazer isso é através da circulação de óleo mineral entre os enrolamentos internos e radiadores externos presentes nos transformadores.
Para transformadores de alta potência, a quantidade de óleo necessária pode chegar à dezenas de milhares de litros, o que, junto com as altas temperaturas da operação e a grande quantidade de energia, gera um risco significativo a esse equipamento, tanto de fogo como de grandes explosões.
Proteção contra incêndio em transformadores: passiva x ativa
Proteção passiva
Nesse caso, primeiramente, avalia-se o tamanho do risco de um sinistro levando em consideração a magnitude de um possível incêndio, a consequência de possíveis perdas e a probabilidade da ocorrência de um incêndio ao longo do tempo. Baseado nisso, diversas medidas precisam ser tomadas, como:
- Afastamento de transformadores banhados a óleo de outras estruturas, como casas e prédios;
- Utilização de paredes à prova de fogo;
- Instalação de bacias coletoras de óleo.
Proteção ativa
Além das medidas de proteção passiva, cada vez mais é necessário instalar um sistema de combate ativo para proteção contra incêndio em transformadores, já que um pequeno foco pode se tornar catastrófico.
Os principais sistemas utilizados para o combate a incêndio em transformadores são:
- Sistemas de proteção por aspersores de água (Dilúvio de água): a água nebulizada é pulverizada de forma uniforme sobre as superfícies externas do transformador.
- Sistemas de proteção por névoa de água (Water-Mist): os bicos especiais nebulizam a água, “quebrando” uma gota em 8 mil nano-gotículas que, quando se aproximam do fogo, se transformam em vapor de baixa temperatura.
HS SERVIÇOS E REGULARIZAÇÕES
Através da experiência e conhecimento técnico, a HS Serviços e Regularizações estuda de forma eficaz e econômica as diretrizes de regularização a Prevenção e Combate a Incêndios, indo de uma simples regularização (CLCB) de comércios a elaborados projetos industriais, contando com uma equipe de especialistas teóricos e práticos – gerenciados pelo Engenheiro Civil Allyson Ramagnoli – e com 15 anos de experiência prática na aprovação de AVCBs.
Para conhecer mais sobre os nossos serviços, visite nosso Facebook, Instagram e Linkedin.