Os extintores de incêndio estão entre as medidas de segurança mais conhecidas, uma vez que contam com um fácil manuseio e alta eficiência. No entanto, além desses quesitos, é preciso que as empresas também estejam cientes sobre os processos de recarga e manutenção do equipamento.
Leia também: REGULARIZAÇÃO AVCB: A AUSÊNCIA DE DOCUMENTAÇÃO PODE INTERFERIR NO SEGURO? ENTENDA
Tratando-se do primeiro procedimento, é importante que cada unidade de extintor seja recarregada completamente uma vez ao ano. Além disso, é importante que o CO2 seja devidamente inspecionado a cada 6 meses.
Para garantir que esses procedimentos serão realizados adequadamente, é recomendado que sejam efetuados por profissionais devidamente qualificados e certificados. Ao tomar esse cuidado, é possível garantir que os extintores estarão devidamente recarregados, fato que é notificado por meio de um anel de identificação que é colocado no equipamento. Esse anel apresenta cores distintas, sendo importante apresentar a cor definida para o ano em vigor.
Como é feita a manutenção dos extintores de incêndio?
A manutenção de extintores de incêndio é definida pela Norma ABNT NBR12962:2016, que por sua vez determina os três tipos de procedimento que podem ser realizados:
- Manutenção de primeiro nível: possui caráter corretivo, sendo efetuada no ato da inspeção técnica, o que permite a realização da manutenção no local onde o extintor de incêndio está instalado;
- Manutenção de segundo nível: esse tipo de manutenção possui caráter preventivo e corretivo, sendo necessário equipamentos e local apropriados para realização do serviço;
- Manutenção de terceiro nível: esse processo aplica uma revisão total do extintor de incêndio, incluindo a execução de ensaios hidrostáticos. Também deve ser realizado nas dependências da empresa responsável pela manutenção.
Leia também: SAIBA COMO A SINALIZAÇÃO DE EMERGÊNCIA AJUDA NA SEGURANÇA DA SUA EMPRESA
HS SERVIÇOS E REGULARIZAÇÕES
Através da experiência e conhecimento técnico, a HS Serviços e Regularizações estuda de forma eficaz e econômica as diretrizes de regularização a Prevenção e Combate a Incêndios, indo de uma simples regularização (CLCB) de comércios a elaborados projetos industriais, contando com uma equipe de especialistas teóricos e práticos – gerenciados pelo Engenheiro Civil Allyson Ramagnoli – e com 15 anos de experiência prática na aprovação de AVCBs.