Os reservatórios de incêndio são, antes de mais nada, tanques de água que serão utilizados para armazenar e bombear o líquido que posteriormente vai auxiliar no combate a eventuais incêndios. Normalmente esse tipo de estrutura é obrigatória em segmentos industriais e prédios. Os reservatórios, em geral, possuem estrutura cilíndrica, com equipamentos e conexões específicas de suas funções e ficam posicionados a uma distância próxima às estações de carregamento, para garantir a melhor utilização.
Os reservatórios são muito importantes, já que é a partir deles que os demais equipamentos se mantêm ativos em caso de incêndios. Por isso, os reservatórios devem informar o seu nível de água, para garantir que ela será suficiente em caso de necessidade. De acordo com o risco de cada tipo de ocupação, será necessária uma demanda específica de água.
Leia também: Alarmes de incêndio: o que você precisa saber?
Um questionamento muito comum é sobre a reserva de incêndio precisar ou não ser isolada. A resposta é: não necessariamente. Ela pode estar ligada também a reservas de uso comum, como as caixas d’água. Nesse caso, deve-se ter a atenção de separar uma porcentagem da água comportada na estrutura para servir como reserva de incêndio. Tudo isso dependerá da classe de risco da ocupação, o que será definido pelo corpo de bombeiros.
Outra dúvida muito frequente é sobre onde colocar o reservatório. Esse questionamento é solucionado pelo projetista de sistemas de combate a incêndios. O profissional vai definir se o tanque ficará enterrado, suspenso ou a nível do solo e, para isso, levará em consideração o espaço disponível. Já com relação aos tipo de reservatório, existem três tipos mais utilizados: concreto armado, estrutura metálica e fibra.
Leia também: O que você precisa saber sobre detectores de fumaça
Quer saber um pouco mais sobre o assunto? Confira nosso vídeo!
HS SERVIÇOS E REGULARIZAÇÕES
Através da experiência e conhecimento técnico, a HS Serviços e Regularizações estuda de forma eficaz e econômica as diretrizes de regularização a Prevenção e Combate a Incêndios, indo de uma simples regularização (CLCB) de comércios a elaborados projetos industriais, contando com uma equipe de especialistas teóricos e práticos – gerenciados pelo Engenheiro Civil Allyson Ramagnoli – e com 15 anos de experiência prática na aprovação de AVCBs.
Para conhecer mais sobre os nossos serviços, visite nosso Facebook, Instagram e Linkedin