O risco de incêndio pode ser identificado por diferentes fatores, uma vez que as características de cada local desempenham um importante papel para que o fogo se inicie. Por conta disso, foi criada uma classificação para determinar o grau de problema que certos ambientes apresentam. Essa avaliação é fundamental, já que por meio dela é possível saber quais medidas devem ser adotadas.
Leia também: Confira dicas para instalar alarmes de incêndio em sua empresa
Em geral, os empreendimentos são classificados em risco leve, médio e elevado. Para que o nível de perigo seja calculado, é necessário avaliar a soma das energias caloríficas que podem surgir no local. Por isso, é verificado se há presença de itens inflamáveis, o que pode incluir não somente agentes químicos, mas também revestimentos de paredes, pisos e tetos.
Após avaliar o risco de incêndio, quais medidas devem ser adotadas?
Com a avaliação adequada é possível que a empresa conheça melhor as soluções adequadas para o ambiente. Isso significa que os equipamentos corretos podem ser adquiridos, evitando que haja gastos desnecessários.
Além disso, a instalação dos instrumentos de segurança também passa a obedecer as normas corretas, o que inclui não somente o processo de implementação, mas também a escolha dos locais que abrigarão os itens.
Leia também: Brigada contra incêndio: saiba quando é necessário ter uma em sua empresa
HS SERVIÇOS E REGULARIZAÇÕES
Através da experiência e conhecimento técnico, a HS Serviços e Regularizações estuda de forma eficaz e econômica as diretrizes de regularização a Prevenção e Combate a Incêndios, indo de uma simples regularização (CLCB) de comércios a elaborados projetos industriais, contando com uma equipe de especialistas teóricos e práticos – gerenciados pelo Engenheiro Civil Allyson Ramagnoli – e com 15 anos de experiência prática na aprovação de AVCBs.
Para conhecer mais sobre os nossos serviços, visite nosso Facebook, Instagram e LinkedIn.