Quando pensamos em incêndio, é natural associar às consequências que o fogo pode trazer. No entanto, é preciso destacar que, além das chamas, também é preciso estar atento aos riscos da fumaça para a saúde.
Se pensarmos na fumaça em geral, a mesma já é nociva ao ser inalada. No caso do incêndio, os danos são ainda maiores, uma vez que o fogo desse tipo é carregado de diversas substâncias perigosas. Para se ter uma ideia, um dos fatores que mais apresentam riscos é o monóxido de carbono. Ao entrar em contato com o pulmão, a substância ocupa o espaço nos glóbulos vermelhos, local em que deveria estar o oxigênio, que por sua vez deixa de ser transportado. Desse modo, em caso de exposição elevada à fumaça, pode ocorrer até mesmo a morte.
Riscos da fumaça: temperatura também pode causar danos
Outro fator que deve ser considerado é a temperatura elevada. Nesse caso, os danos estão relacionados aos brônquios, à traqueia e aos alvéolos. Por conta da inalação da fumaça quente, os brônquios acabam se fechando, resultando na dificuldade de passagem de ar.
Desse modo, o indivíduo pode passar a sentir falta de ar e dores, além de também ter de lidar com o calor presente no local.
Leia também: Saiba o que deve ser feito em início de incêndio
HS SERVIÇOS E REGULARIZAÇÕES
Através da experiência e conhecimento técnico, a HS Serviços e Regularizações estuda de forma eficaz e econômica as diretrizes de regularização a Prevenção e Combate a Incêndios, indo de uma simples regularização (CLCB) de comércios a elaborados projetos industriais, contando com uma equipe de especialistas teóricos e práticos – gerenciados pelo Engenheiro Civil Allyson Ramagnoli – e com 15 anos de experiência prática na aprovação de AVCBs.
Para conhecer mais sobre os nossos serviços, visite nosso Facebook, Instagram e LinkedIn.