Ao longo dos anos, diversas mudanças ocorreram nos métodos de trabalho. Seja a implementação do home office ou de novas tecnologias, o fato é que essas medidas requerem certos cuidados. Tratando-se desse tópico, é preciso destacar os riscos de incêndio em determinados ambientes fechados, que por sua vez podem ser locais de serviço.
No caso do home office, os riscos podem ser categorizados no grupo A. Essa classificação é realizada de acordo com a norma ABNT NBR 10897:2020, que determina quais os níveis de problemas podem ser causados em certos locais. Nesse primeiro agrupamento estão as residências, ambientes que contam com risco de pequeno a médio porte.
Entre os possíveis causadores de incêndio está a parte elétrica. Instalações mal feitas, antigas, depredadas, sobrecargas e até mesmo aparelhos ligados por muito tempo podem causar o início do fogo.
Também existem riscos de incêndio no coworking
Idealizados para parecerem escritórios, os coworkings são ambientes compartilhados por diversos profissionais e empresas. Por conta disso, muitos dispositivos são utilizados diariamente. Desse modo, é necessário estar atento aos eventuais problemas na rede elétrica, como os danos já citados.
Além disso, devido à particularidade desses locais, é preciso contenham um planejamento adequado contra incêndios. Isso significa adotar as medidas e equipamentos adequados, uma vez que essa ação pode ajudar a evitar problemas mais graves e assegurar a proteção de todos que ocupam a edificação.
Leia também: Sistema de hidrantes: instalação do serviço é orientado pelo Corpo de Bombeiros
HS SERVIÇOS E REGULARIZAÇÕES
Através da experiência e conhecimento técnico, a HS Serviços e Regularizações estuda de forma eficaz e econômica as diretrizes de regularização a Prevenção e Combate a Incêndios, indo de uma simples regularização (CLCB) de comércios a elaborados projetos industriais, contando com uma equipe de especialistas teóricos e práticos – gerenciados pelo Engenheiro Civil Allyson Ramagnoli – e com 15 anos de experiência prática na aprovação de AVCBs.