O detector de fumaça é um dos equipamentos de combate a incêndio mais conhecidos do mercado. Tal notoriedade se deve principalmente ao fato do sistema ser bem eficiente em cumprir seu objetivo, facilitando as decisões em meio à urgência. No entanto, para garantir esse benefício, é preciso estar atento a alguns fatores.
Leia também: Sistema de hidrantes: instalação do serviço é orientado pelo Corpo de Bombeiros
O ideal é que, ao adquirir um detector de fumaça para a sua empresa, você procure saber se o equipamento apresenta as condições adequadas. Entre as medidas que devem ser observadas, estão:
- Certifique-se da capacidade técnica de quem for instalar o equipamento;
- Teste o alarme de fumaça e veja se está funcionando corretamente;
- Realize o backup de bateria;
- Confira o botão de silêncio que permite desativar rapidamente o alarme;
- Fique de olho na garantia que deve ser, em média, de cinco a 10 anos;
- Consulte as autoridades locais e estaduais para verificar os regulamentos referentes aos requisitos específicos para instalação.
Como esses cuidados podem ajudar no funcionamento do detector de fumaça?
O detector de fumaça é um equipamento sensível, uma vez que preza pela precisão para identificar algum problema. Caso apresente defeitos, o estabelecimento pode enfrentar riscos gravíssimos. Em ocasiões de princípio de incêndio não detectado rapidamente, o fogo pode se alastrar e gerar danos irreparáveis.
Por isso, tomar algumas atitudes simples é fundamental, já que não demandam muito tempo e esforço para serem concluídas. Desse modo, é possível assegurar o funcionamento adequado dos detectores e proteger a vida dos ocupantes da edificação.
HS SERVIÇOS E REGULARIZAÇÕES
Através da experiência e conhecimento técnico, a HS Serviços e Regularizações estuda de forma eficaz e econômica as diretrizes de regularização a Prevenção e Combate a Incêndios, indo de uma simples regularização (CLCB) de comércios a elaborados projetos industriais, contando com uma equipe de especialistas teóricos e práticos – gerenciados pelo Engenheiro Civil Allyson Ramagnoli – e com 15 anos de experiência prática na aprovação de AVCBs.